Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 04/12/2020

As diferenças entre mármore e granito + dicas para higienizá-los corretamente

Muito usados na confecção de bancadas, pisos e diferentes revestimentos de casa, o mármore e o granito são dois tipos de rocha resistentes que dão um quê interessante à decoração e demandam cuidados específicos. Você sabia, por exemplo, que não é indicado passar álcool no mármore, mas que o produto pode ser usado no granito? Para esclarecer melhor o assunto, nós preparamos uma matéria falando sobre as diferenças entre os dois revestimentos e os respectivos cuidados que devemos ter na manutenção – usando sempre os produtos de limpeza certos. Dá uma olhada!

Afinal, quais são as principais diferenças entre mármore e granito?

Enquanto o granito é uma rocha magmática (ou ígnea) – isto é, formada a partir do congelamento do magma, o mármore é uma rocha metamórfica, que resulta da exposição do calcário a altas temperaturas e baixa pressão. Na prática, as duas se diferenciam bastante quanto ao acabamento – o granito é mais resistente, tem uma aparência granulada e pode ter diferentes cores (creme, branca, preta e até avermelhada). Já o mármore é uma alternativa mais rebuscada, de custo mais alto, porém menos resistente. Além de ser menos rígido que o granito, o mármore costuma ser mais suscetível à presença de manchas e corrosões – por isso, inclusive, deve receber uma manutenção mais cuidadosa.

Dicas de como fazer a limpeza do granito

Além de ser um dos revestimentos mais resistentes e versáteis – ótimo para compor pisos ou bancadas de cozinha e banheiro -, o granito também é bem simples de limpar. Para tirar a poeira, comece passando um aspirador de pó e, em seguida, parta para a lavagem. A melhor dica é recorrer a uma mistura de água com detergente neutro. Use um mop (ou esponja, no caso de bancadas) para esfregar melhor a superfície e, para finalizar, passe um paninho seco.

Outra alternativa interessante para remover sujeiras e conceder brilho ao granito é preparar uma solução de água com álcool isopropílico, despejar na superfície deixar atuando por uns 5 minutos e, então, secar com um pano comum. Por ser uma rocha mais resistente, o granito pode ser limpo com esse tipo de produto mais abrasivo – diferentemente do mármore, que é mais vulnerável a determinados produtos.

Como limpar mármore de forma correta

A melhor forma de limpar superfícies de mármore é usando a mesma solução de água com detergente – assim, é possível remover todas as manchas de gordura e outras sujeiras sem danificar o revestimento. Use um esfregão ou esponja, dependendo do tipo de superfície, e, depois, é só secar o mármore com um pano. Vale destacar que não é indicado usar produtos mais ácidos ou abrasivos, como água sanitária e até mesmo vinagre.

Veja mais