Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As dicas para congelar sopa de diferentes tipos sem que seus nutrientes sejam desperdiçados
Guia Culinário 29/07/2019

As dicas para congelar sopa de diferentes tipos sem que seus nutrientes sejam desperdiçados

É comum errar a mão na hora de cozinhar, né? Às vezes a gente prepara uma quantidade grande de comida e acaba tendo que congelar as sobras no freezer. Mas você também pode fazer isso de forma planejada, sabia? Na verdade, essa é uma boa tática para quem não gosta de cozinhar com muita frequência – basta preparar a comida uma vez, colocar no freezer e ir descongelando à medida que for necessário. No caso das sopas, você só precisa ficar atento aos ingredientes para que elas não percam nutrientes quando congeladas. Para evitar esse tipo de erro, nós separamos dicas importantes para congelar – e descongelar – diferentes tipos de sopas. Confira!

Guarde a sopa em potes de vidro pequenos, tomando cuidado para não preencher até a borda

Na hora de congelar a sopa, uma boa dica é recorrer aos potes de vidro pequenos. Eles conseguem conservar melhor a comida e facilitam na hora de descongelar (pois podem ser levados ao micro-ondas). O lado bom de usar potes compactos é que eles permitem o armazenamento de pequenas porções – ou seja, você pode descongelar uma vasilha por vez, sem precisar esquentar toda a sopa de uma vez só. Assim, você esquenta apenas o necessário (que você irá consumir naquela refeição). Só tome cuidado para não preencher demais o pote com a sopa, pois o líquido tende a dilatar quando congelado.

Macarrão, hortaliças e creme de leite devem ser acrescentados à sopa na hora do reaquecimento

Para que a sopa continue saborosa depois de congelada, é importante que você evite colocar certos ingredientes no freezer. Caso a ideia seja preparar um caldo de feijão com macarrão, por exemplo, o ideal é que você congele apenas o caldinho e acrescente a massa depois, na hora de descongelar. Assim, o macarrão fica na consistência certa – caso congelado, no entanto, ele tende a ficar mole e menos saboroso.

O mesmo serve para hortaliças como salsinha, cebolinha e manjericão – usadas para temperar sopas de diferentes tipos. Para que as ervas não percam suas propriedades e nem o sabor, o ideal é acrescentá-las à sopa na hora do reaquecimento. O creme de leite é outro ingrediente que deve ser colocado depois, já que costuma ficar arenoso no congelador. Ou seja, caso a sopa seja feita com algum tipo de leite, o ideal é apenas acrescentá-lo no processo de reaquecimento, ok?

Sopas de legumes (cenoura, batata, chuchu etc.), ervilha e feijão podem ser congeladas sem problemas

Existem sopas e caldos que podem ser congelados tranquilamente, sabia? No geral, as de legumes (feitas com batata, chuchu, cenoura, mandioca e inhame, por exemplo), de ervilha e de feijão são as mais indicadas neste quesito. Elas podem ser guardadas no freezer (em potes de vidro, de preferência) e, na hora de reaquecer, basta acrescentar outros temperos e ingredientes para dar mais sabor.

Como faço para descongelar a sopa?

Para descongelar a sopa, o ideal é que você retire-a do congelador e deixe-a na geladeira um dia antes de consumir – assim, ela vai degelando aos poucos. Depois, você pode virar o líquido em uma panela, acrescentar temperos e esquentar no fogão. Fica uma delícia! Você também pode levar o pote de sopa para o trabalho (dentro de uma marmiteira térmica, de preferência) e, quando for comer, basta esquentar no micro-ondas. Não tem erro!