Limpeza

As dicas de como tirar slime do sofá

Para não ter que tirar slime do sofá, tome cuidado ao manuseá-lo, evitando que essa geleca grude em superfícies de tecido
Para não ter que tirar slime do sofá, tome cuidado ao manuseá-lo, evitando que essa geleca grude em superfícies de tecido

Sucesso entre a criançada, o slime é um tipo de geleca ou massinha de modelar gelatinosa que rende diversas brincadeiras - permite fazer desenhos e diferentes modelagens, por exemplo. Existem, inclusive, versões caseiras dessa geleca (feitas com cola branca ou detergente) que são bem fáceis de preparar. O único problema é que essa massinha, por ser bem pegajosa, pode sujar as roupas, os móveis, estofados, pisos e paredes da casa. Por isso, é muito importante saber alguns truques de limpeza que possam resolver esse tipo de problema! Para te ajudar nesse quesito, nós separamos algumas dicas de como tirar slime do sofá (e de outros estofados) de forma simples. Dá uma olhada!

Como tirar slime do sofá sem estragar o estofado?

Para remover o slime do sofá com segurança, é importante que ele esteja em uma consistência fácil de manusear. Caso a mancha seja fresca, por exemplo, será necessário endurecê-la um pouco. Para isso, uma boa dica é recorrer a pedras de gelo e, depois, a produtos que ajudam a soltar a massinha. No entanto, caso a mancha seja mais antiga (e esteja muito dura), basta aplicar uma solução que ajude a amolecer e soltar a geleca do estofado. Confira o nosso passo a passo:

1. Tire o excesso de slime com os dedos

Para começar, tente tirar o excesso de slime presente no tecido. Para isso, use a ponta dos dedos ou até mesmo uma espátula ou faca (sem cerdas), tomando cuidado para não arranhar o estofado.

2. Passe uma pedra de gelo na mancha

Caso o slime ainda esteja fresco no estofado, pegue uma pedra de gelo e esfregue pontualmente na mancha. Assim, a geleca fica em uma consistência mais rígida. Em seguida, segure-a com os dedos e puxe suavemente, até que ela saia por completo.

3. Recorra ao vinagre branco

Caso o slime não saia completamente do estofado, jogue um pouco de vinagre branco por cima, deixe atuar por uns 10 minutos e, então, esfregue com uma escova de dentes velha para remover o produto com mais facilidade. O bom do vinagre é que ele consegue soltar a geleca e, ao mesmo tempo, desinfetar e tirar cheiros fortes do tecido.

Obs.: Caso a mancha de slime seja antiga (endurecida), você não precisa aplicar o gelo, apenas o vinagre, que já resolve bem o problema.

4. Aplique uma mistura de água com sabão neutro 

Depois de passar o vinagre branco no estofamento, use uma solução de água quente com sabão neutro. Esfregue pontualmente a mancha com uma escova de dentes velha e, em seguida, passe um pano seco para retirar os produtos. Prontinho! Vale destacar que esse truque serve para limpar sofás de diferentes estofamentos. Caso seja de couro, no entanto, tome cuidado para não exagerar muito na quantidade de vinagre ou água aplicados, ok?

Matérias: Limpeza

Ver mais