Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 12/01/2021

As dicas de como tirar mancha de espelho

Ninguém merece ficar com o espelho manchado, não é mesmo? Além de serem superdelicados, os espelhos exigem uma rotina de limpeza específica para evitar qualquer tipo de manchas ou arranhões. Para te ajudar a preservar a superfície de vidro por bastante tempo, dá uma olhada nas principais dicas como tirar mancha de espelho que a gente separou nessa matéria!

Comece passando um pano microfibra para remover a poeira do espelho

A primeira dica para acabar com as manchas do espelho é tirar o pó do vidro com um pano microfibra ou um espanador. Essa etapa vai ajudar a remover as partículas de poeira que podem criar pequenos arranhões ou desgastar o vidro com mais manchinhas futuramente – basta passar por toda a superfície e, então, dar início à próxima etapa!

Para limpar espelho manchado, álcool ou limpa-vidros podem ser o suficiente para resolver o problema

Depois de tirar a poeira, aposte em um limpador específico para limpar o espelho manchado – assim você não corre o risco de usar um produto errado e acabar manchando ainda mais a superfície. Basta borrifar o limpa-vidros sobre uma esponja macia e esfregar em movimentos circulares. Se precisar, use um pouco de álcool líquido para ajudar a tirar as manchinhas.

Se o espelho estiver oxidado, aposte em uma solução de vinagre branco com água

Sabe quando o espelho começa a ficar com umas manchas escuras? Isso pode ser sinal de oxidação! Para tirar mancha de espelho oxidado, a solução mais rápida é misturar 1 xícara de vinagre branco com pelo menos 3 litros de água e aplicar diretamente sobre a região afetada com o lado macio de uma esponja. Depois, é só secar o vidro com um pano seco (e macio) ou algumas folhas de papel toalha.

Para tirar mancha de adesivo do espelho, use detergente neutro + água morna, óleo de cozinha ou vinagre

Se o problema das manchinhas for fruto de uma cola adesiva que não quer desgrudar da superfície, a melhor dica é apelar diretamente para as soluções caseiras. Nesse caso, o truque é aplicar um pouco de óleo de cozinha diretamente na mancha, esperar uns 10 minutos e esfregar com uma esponja macia. Se a cola persistir, dilua um pouco de detergente na água morna, esfregue novamente o espelho e seque com um pano limpo e macio. Em alguns casos, apostar em uma solução de vinagre + água quente também pode ajudar a resolver o problema!