Lavanderia

As dicas de como tirar cera de depilação de tecido sem estragá-lo

Para tirar cera de depilação de tecido você vai precisar de papel toalha e de um ferro de passar roupa
Para tirar cera de depilação de tecido você vai precisar de papel toalha e de um ferro de passar roupa

Caso você tenha o hábito de se depilar com cera quente em casa, é bem possível que já tenha derramado um pouco em alguma roupa. A boa notícia é que remover cera de depilação de tecido é algo mais fácil do que parece. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para não danificar a peça de forma definitiva. Aqui, nós separamos dicas de como resolver esse problema de forma simples e em poucas etapas. Confira!

Espere a cera secar completamente

A primeira coisa que você precisa fazer é esperar a cera secar completamente. Caso tente removê-la enquanto ela ainda estiver líquida e quente, o mais provável é que você acabe espalhando o produto ainda mais pelo tecido. Portanto, evite retirar a cera com os dedos e espere a sua secagem completa, ok?

Tente remover o excesso com uma espátula ou faca sem serra

Quando a cera já estiver completamente seca, o mais indicado é que você tente tirar o excesso com a ajuda de uma espátula ou faca sem serra - mas sempre tomando cuidado para não danificar o tecido sem querer. Caso esteja sendo muito difícil, passe para a próxima etapa sem insistir muito nessa remoção.

Obs.: Para roupas de tecidos mais delicados (como as de seda ou linho), uma boa dica é usar uma colher para tentar remover a cera com mais cuidado.

Utilize papel toalha e ferro de passar roupa para derreter e remover o resto da cera

Depois de tirar o excesso com a espátula, você deve partir para a etapa mais eficaz: derreter a cera com a ajuda do ferro de passar roupa. Esse truque também é supersimples: apoie a roupa em uma tábua reta - com a mancha da cera virada para cima - e, então, coloque um pedaço de papel toalha (ou um pano fino, velho, que possa ser sujo) por cima da roupa. Em seguida, pressione o ferro quente em cima do papel e passe suavemente até sentir que a cera está derretendo. Essa técnica faz com que a cera solte do tecido e seja absorvida pelo papel toalha. Interessante, né?

Aplique um tira manchas e, depois, lave a roupa normalmente com água e sabão

Para garantir que a cera saia completamente, a nossa sugestão é aplicar um tira manchas na área, esfregar levemente e esperar cerca de 30 minutos para que o produto surta efeito. Outra dica interessante é usar um pouco de água quente no local da mancha para ajudar a remover possíveis restos de cera.

Após aplicar o tira manchas, basta realizar a lavagem normal da roupa: deixe-a de molho por alguns minutos em um balde com água e sabão, se julgar necessário, e depois é só esfregar normalmente. Você também pode lavar a peça na máquina de lavar - alternativa que acaba sendo mais rápida e simples.

E aí, viu como é simples tirar cera de depilação de tecido? Tomando os devidos cuidados e seguindo as etapas que citamos, pode apostar que o produto sai com facilidade.

Matérias: Lavanderia

Ver mais