Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As dicas de como organizar um churrasco
Meu Lar 24/05/2021

As dicas de como organizar um churrasco

Quando o fim de semana chega, a gente só quer relaxar e comer um churrasquinho, né? O evento é uma tradição para diversas famílias brasileiras e tem um sabor incomparável! Não é à toa que o nosso churrasco é uma referência no mundo inteiro, sendo também uma das características mais marcantes do país. Hoje, montamos uma lista com dicas de como organizar um churrasco para você que quer preparar uma carne saborosa e dividir este momento com pessoas importantes!

Qual a melhor carne para churrasco?

Você não precisa ir à churrascaria para comer uma carne bem temperada, basta saber escolher os cortes e temperos certos. As peças mais indicadas para churrasco são: picanha, maminha e contrafilé por serem carnes mais gordurosas e suculentas. Para aqueles que preferem carnes menos calóricas, a fraldinha é a melhor opção! Linguiça, coração de galinha, asas e coxinhas de frango também fazem parte de um churrasco completo.

400 gramas é uma ótima quantidade de carne por pessoa

Dividir bem a quantidade de comida por pessoa no churrasco é importante para não faltar carne nem acompanhamentos no meio do evento. Alguns convidados comem mais, outros menos, mas 400 gramas é um bom número para se basear no momento de compra das proteínas. Lembre-se que crianças costumam contar como meia pessoa, então reduza pela metade o consumo dos pequenos.

Aprenda como temperar carne para churrasco

O modo mais fácil de temperar é utilizando sal grosso. Espalhe os grãos nos dois lados dos bifes e coloque-os na churrasqueira, removendo o excesso depois de alguns minutos. O sal grosso pode retirar o suco da carne, deixando-a mais rígida. Para ter mais suculência, amacie a carne antes de assá-la.

Há quem goste de temperar as carnes apenas com sal grosso, mas outros sabores podem ser incluídos no churrasco. Use especiarias e molhos, como limão, manteiga de alho, chimichurri, molho barbecue, mostarda e mel, pimenta ou sal de ervas. Estes exemplos complementam o gosto das carnes e sofisticam a refeição.

Saiba quais são os melhores acompanhamentos

Arroz, farofa e molho à campanha (ou vinagrete) são famosos acompanhamentos para churrasco. Existem outros tipos que complementam a refeição e agradam o paladar, como a maionese de legumes, a salada de macarrão, o arroz à grega e a clássica batata frita. O pão de alho também é um ótimo acompanhamento! Saboroso e prático, é uma opção que pode substituir a carne em dietas vegetarianas/veganas.

Escolha um local e prepare o ambiente

Não encontrou uma área para churrasco disponível? Não esquenta! Você pode fazer em qualquer lugar. Apenas certifique-se que você tem um bom local para posicionar a churrasqueira, a mesa com as carnes e acompanhamentos e alguns assentos para seus convidados. Se a sua churrasqueira não for elétrica, mas ainda assim móvel, posicione-a em um lugar estratégico que facilite a dispersão da fumaça no ambiente para evitar sua inalação.

Compre tudo com antecedência para evitar imprevistos no dia. Tenha carvão suficiente para toda a duração do evento e os utensílios corretos para manuseio das carnes, assim como porções suficientes de comida para cada pessoa presente!

Divida a lista com os convidados

Para não pesar muito no bolso, que tal você pedir para alguns de seus convidados levarem parte dos acompanhamentos? Pode ser o molho à campanha, o arroz branco ou até as bebidas. Lembre-se de confirmar o que é responsabilidade de cada um para que não falte nada no evento. Assim, todos aproveitam e não sai caro para ninguém!