Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As dicas de como limpar porcelana amarelada
Meu Lar 10/08/2020

As dicas de como limpar porcelana amarelada

Caso você tenha louças e objetos antigos de porcelana em casa (como vaso sanitário, bidê, banheira ou pia de banheiro), é bem possível que já tenha se deparado com algumas manchas amareladas. A boa notícia é que existem truques simples para resolver esse tipo de problema – basta usar produtos de limpeza específicos, como água sanitária, detergente ou até mesmo vinagre com bicarbonato de sódio. Para te ajudar, nós separamos ótimas dicas de como limpar porcelana amarelada. Confira!

Para tirar manchas do vaso sanitário, aposte na água sanitária

A melhor forma de remover manchas amareladas do vaso sanitário é usando água sanitária. Afinal, esse produto contém cloro em sua composição, o que facilita bastante na remoção de sujeiras e microrganismos. Caso as manchas estejam na parte de dentro do vaso (perto do local por onde a água sai), o indicado é jogar um pouco do produto e, então, usar um limpador sanitário para esfregar bem. Depois, é só jogar um pouco de água comum e prontinho!

Para fazer a limpeza do lado externo da louça sanitária, faça uma solução de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária. Agite levemente a mistura antes de usar e, então, use uma esponja macia para esfregar a porcelana. Dessa forma, a superfície fica bem desinfetada e livre de manchas, pode apostar!

Obs.: Para tirar manchas do assento ou da tampa do vaso sanitário, o ideal é usar uma solução de água com um pouco de detergente neutro. Isso porque a água sanitária tende a causar manchas ou até mesmo corroer materiais de plástico a longo prazo.

Limpe a banheira, a pia e o bidê com uma solução de água com água sanitária

Assim como o vaso sanitário, as outras porcelanas de banheiro – em especial, a banheira, a pia e o bidê – devem ser limpas com a solução de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária. Aplique a mistura diretamente no local da mancha, esfregue com uma esponja ou escova e depois é só enxaguar. Caso a mancha amarelada esteja persistente, deixe a solução atuar no local por cerca de 20 minutos, esfregue novamente e, então é só enxaguar. Você também pode aplicar um pouco de detergente neutro e esfregar mais um pouco, se julgar necessário. Esses truques dão supercerto!

Lave enfeites de porcelana com água e detergente neutro ou vinagre e bicarbonato de sódio

Para lavar diferentes utensílios de porcelana que já estão amarelados (como vasos de plantas, potes, pratos e outros utensílios), a nossa sugestão é usar água quente e detergente neutro. Assim, é possível soltar sujeiras impregnadas com mais facilidade. Geralmente, essa lavagem já costuma ser suficiente para remover manchas mais recentes.

No entanto, caso a mancha amarelada esteja sendo difícil de remover, o ideal é recorrer à clássica combinação de vinagre e bicarbonato de sódio. Aplique a mistura diretamente no local da mancha, espere cerca de 15 minutos e, então, use uma escova de dentes velha ou esponja para esfregar. Depois é só enxaguar e prontinho!

A combinação vinagre + bicarbonato de sódio, para quem não conhece, é ótima para desinfetar, eliminar cheiros ruins e é superindicada para remover manchas mais persistentes. Ela costuma surtir um efeito semelhante ao da água sanitária (que é um produto abrasivo bem forte). Por isso, você também pode usá-la na lavagem de louças de banheiro. Fica a dica!

Veja mais