Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As dicas de como limpar espelho sujo sem sofrimentos
Meu Lar 26/05/2021

As dicas de como limpar espelho sujo sem sofrimentos

Passou meses sem limpar o espelho e quando se deu conta a superfície estava empoeirada, grudenta e manchada? Calma, temos uma solução prática para você evitar dor de cabeça! Como se trata de um item que não é movido de lugar com frequência – nem costuma fazer parte da rotina de limpeza de muita gente – a tendência ao acúmulo de poeira e gordura é maior. Veja as dicas de como limpar espelho sujo sem sofrimentos!

1. Use esponjas ou panos lisos para tirar a poeira do espelho

O primeiro passo para limpar o espelho é remover a poeira superficial com um pano seco para retirar as partículas mais recentes que podem danificar seu espelho durante a limpeza. É importante optar por um pano não áspero, de preferência feito de microfibra, para evitar arranhões. Você também pode usar o lado macio de uma esponja para o processo.

2. Aplique o limpa vidros no pano e passe no espelho em movimentos circulares

Quando lidamos com superfícies engorduradas, principalmente no caso de vidros e espelhos, o uso exclusivo da água não é suficiente para remover toda a sujeira. Por isso, buscar outras opções que facilitem o processo de limpeza é fundamental.

A dica aqui é utilizar um limpa vidros ou uma mistura de água com vinagre de álcool. No caso de manchas por oxidação, aposte em uma solução de água + vinagre branco. Antes de mais nada, aplique o produto na flanela, ao invés de passá-lo diretamente no espelho, pois assim você evita que os resíduos manchem o vidro. Faça movimentos circulares para lustrar o móvel enquanto remove toda a sujeira. Se precisar, deixe a mistura agir por alguns segundos.

3. Limpe os cantos do espelho com hastes flexíveis

Caso seja um espelho de armário ou com moldura, use hastes flexíveis para limpar os cantos do móvel. Por não serem áreas tão acessíveis na limpeza com o pano, higienizar estas regiões de tempos em tempos é bom para evitar o acúmulo de sujeira e manchas mais difíceis de remover. Este processo de higienização é simples, mas valoriza ainda mais a beleza e a harmonia do ambiente.

4. Remova o produto com um pano liso molhado

É necessário retirar todo o produto da superfície do espelho para que novas manchas não apareçam. Para isso, use um pano liso com água para auxiliar na remoção de todos os resíduos. Aproveite para limpar pequenas manchas que possam ter sobrado no espelho. Se precisar, use um pouco de álcool para ser mais eficiente. Lembre-se de sempre fazer movimentos circulares para lustrar bem o vidro.

5. Utilize papel toalha para secar o espelho

Por fim, seque o espelho com papel toalha, também fazendo movimentos circulares. Cuide para que não sobre nenhuma região molhada, pois a água deixa o vidro marcado da mesma maneira. Você pode usar um pano liso e seco, desde que ele esteja limpo e livre de poeira, para não voltar a sujar a superfície. Também é possível utilizar um rodo de pia para puxar todo o líquido restante.