Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As dicas de como lavar pano de chão corretamente
Cuide Bem 27/07/2021

As dicas de como lavar pano de chão corretamente

Será que você sabe como lavar pano de chão corretamente? Por mais que a gente se esforce, tem vezes que o tecido fica bem encardido, principalmente depois de uma limpeza pesada em casa. Dar faxina já é uma tarefa que exige certa energia, só que mais do que uma higienização ambiental completa, você também precisa se lembrar de ter cuidados com os itens que você usa. Veja agora como desencardir pano de chão em um passo a passo bem simples para se livrar dos temidos ácaros e bactérias.

1. Remova o grosso da sujeira com água corrente

Se você sabe como passar pano no chão corretamente, você deve estar ciente de quanta poeira o tecido pode acumular durante o processo de limpeza. Então, antes de mais nada, é importante se livrar da sujeira superficial presente no pano. Para isso, basta lavá-lo no tanque para que os resíduos sejam escorridos na água corrente. Você também pode esfregá-lo levemente para retirar o grosso antes de deixá-lo de molho.

2. Deixe o pano de molho com água sanitária e sabão em pó para alvejar o tecido

Essa é a etapa que responde a dúvida de como deixar pano de chão branco! Deixe o tecido de molho em uma solução de água, sabão em pó e água sanitária. O indicado é que ele fique mergulhado por pelo menos 1 hora (e no máximo 3 horas) para que a sujeira impregnada desgrude do pano.

3. Esfregue o pano de chão um pouco e enxágue em seguida até remover todo resíduo

Apesar de boa parte da poeira ser removida ainda nos primeiros passos, não há como desencardir pano de chão só com água, certo? Após o tempo certo de molho, retire o pano de chão da solução e esfregue mais um pouco para finalizar essa etapa da higienização. Em seguida, basta enxaguar o pano em água corrente para retirar os resíduos químicos do tecido. É fundamental que todos os produtos sejam removidos completamente.

4. Use lava roupas líquido para lavar pano de chão corretamente

Nada como deixar um cheirinho suave mesmo em peças mais utilitárias como o pano de chão, né? Por isso, lave o tecido à máquina com um lava roupas líquido de sua preferência. Isso é jogo rápido! Você só vai precisar colocar o pano no eletrodoméstico e uma pequena quantidade do produto.

Para economizar água, energia elétrica e produtos, junte uma quantidade considerável de panos de chão para não usar o eletrodoméstico em uma peça apenas. Use as funções da máquina a seu favor e lembre-se que é necessário que toda a poeira tenha sido retirada nas etapas anteriores para não atrapalhar a lavagem das roupas do dia a dia posteriormente.

Está sem máquina de lavar? Você pode deixar o pano de chão de molho em uma solução de água com o lava roupas líquido por mais 1 hora. Depois, esfregue mais um pouco e enxágue. Por fim, torça bem o tecido para remover o excesso de água.

5. Estenda o pano em um varal, de preferência em local arejado e iluminado

O passo final é estender o pano de chão para secar. Após centrifugar na máquina de lavar ou torcer à mão, você só vai precisar pendurar o tecido em um local arejado e iluminado para finalizar o processo de lavagem. Agora você já sabe como lavar pano de chão corretamente!