Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As dicas de como lavar morangos corretamente
Guia Culinário 27/08/2021

As dicas de como lavar morangos corretamente

Antes de consumir morangos ou usá-los em recheios e doces, é muito importante fazer uma lavagem caprichada. Assim, é possível eliminar microrganismos (possíveis bactérias nocivas) e outras sujeiras. Mas, durante esse processo é necessário tomar pequenos cuidados, sabia? Não é indicado, por exemplo, deixar os morangos de molho, pois eles tendem a absorver a água e, consequentemente, podem perder parte do sabor e até prejudicar possíveis recheios que você venha a preparar. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como lavar morangos e ainda conservá-los por mais tempo. Dá uma conferida!

Como lavar morangos e conservá-los?

Lavar morangos é uma tarefa bem simples que pode ser feita em poucos minutos. No entanto, é importante lembrar de alguns pontos para não cometer erros:

Antes de tudo, é necessário descartar os morangos estragados (que estejam muito moles ou com mofo, por exemplo) para que eles não estraguem os que estão bem vermelhinhos e bons para o consumo.

Também é fundamental deixar a haste no morango até a hora do consumo, ok? Caso você a corte antes da lavagem, o morango tende a absorver muita água e estragar mais rápido. Resumindo: deixe a parte verdinha e só tire quando realmente for comer ou usar a fruta. Dá uma olhada no passo a passo:

1. Lave-os na água corrente

Depois de selecionar os morangos bons, é necessário lavá-los na água corrente. Para facilitar, coloque alguns em uma bacia, preencha com água e os mexa suavemente, para que as sujeiras comecem a soltar. Em seguida, apoie os morangos já lavados em um pano de prato limpo.

2. Use uma mistura de água com vinagre de maçã

Depois de dar uma lavagem superficial nos morangos, o ideal é recorrer à mistura de água com vinagre de maçã – que, além de eliminar melhor as impurezas, ajuda a conservá-los por mais tempo. Por isso, inclusive, esse truque é indispensável para quem vai usar os morangos para o preparo de algum doce ou recheio que precisa durar mais tempo.

Aqui, o ideal é que você use 100 ml de vinagre para cada litro de água. Despeje essa mistura em uma bacia, mergulhe os morangos, agite-os suavemente com a mão e espere cerca de 30 segundos. Lembre-se de não deixá-los submersos por muito tempo, ok? O ideal é só fazer uma lavagem mais rápida mesmo.

3. Seque-os bem e espere alguns minutos para o uso

Agora que você já higienizou bem os morangos, o ideal é enxágua-los na água corrente (para tirar o gosto de vinagre) e secá-los bem com um pano de prato limpo. Em seguida, deixe-os em cima desse pano por entre 30 e 40 minutos, para que eles fiquem realmente bem sequinhos.

Prontinho! Você já pode consumir os morangos ou então usá-los em diferentes sobremesas. Bem simples, né?

Obs.: existem também produtos higienizadores de frutas e verduras que podem ser bastante úteis. Eles podem vir em forma de líquido ou pozinho e ajudam bastante a eliminar as sujeiras dos alimentos. Caso prefira, você pode usá-los no lugar do vinagre.