Lavanderia

As dicas de como lavar malas de viagem de diferentes tecidos e materiais

A limpeza das malas de viagem pode variar de acordo com o seu tipo de material
A limpeza das malas de viagem pode variar de acordo com o seu tipo de material

Não importa se você tem o costume de viajar com frequência ou não, uma coisa é certa: a mala de viagem sempre ficará suja após um passeio. Afinal, ao transitarmos por locais movimentados, como aeroportos e rodoviárias, o item está sujeito a todo o tipo de sujeira. Por isso, é importante ter em mente que alguns cuidados são necessários para mantê-la limpa e, assim, garantir a sua durabilidade. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de como lavar malas de viagem de diferentes materiais da maneira certa. Dá uma olhada!

Malas de viagem de policarbonato podem ser limpas com detergente neutro

Se a sua mala de viagem é daquelas duras e bem resistentes, ela provavelmente é feita de policarbonato. Por isso, você pode recorrer a produtos de higiene mais específicos, como o detergente neutro, que tende a tornar esse processo mais rápido e menos trabalhoso. Para isso, não tem muito segredo: umedeça um pano limpo, pingue algumas gotas de detergente neutro e passe em toda a parte externa do acessório, fazendo movimentos circulares. Por fim, você deve passar outro pano limpo para secá-la. É importante ficar bastante atento nessa etapa para evitar o mofo, que costuma surgir quando a mala de viagem é guardada molhada ou úmida.

Água + detergente + vinagre é a combinação perfeita para lavar as malas de viagem de poliéster

As malas de viagem de poliéster não contam com impermeabilização e, justamente por isso, exigem um cuidado maior na hora da lavagem. Para realizar essa tarefa, uma boa dica é fazer uma solução de 1 litro de água, 1 colher de sopa de detergente e 1 colher de sopa de vinagre. Com a ajuda de uma esponja, você deve esfregar a mistura no tecido fazendo movimentos circulares e leves para não danificar as fibras do tecido. Para remover a solução por completo, vale passar um pano úmido por toda a superfície e deixar a mala secar em um ambiente arejado e longe do sol.

Malas de viagem de couro devem ser higienizadas com água morna

Ao contrário dos modelos de policarbonato, as malas de viagem de couro não devem ser limpas com produtos químicos, já que eles podem causar danos ao material. Nesse caso, o ideal é usar apenas um pouco de água morna. Umedeça o pano limpo com o líquido, passe-o sobre a mala cuidadosamente e depois seque com outro pano seco e limpo. Depois disso, vale aplicar um condicionador específico para couro ou uma cera de silicone para conservar bem uma mala e, assim, prolongar a sua durabilidade. Simples, né?

Dica bônus: como limpar mala de viagem por dentro

Depois de descobrir como lavar a sua mala de viagem, você deve estar se perguntando o que fazer com a parte interna, certo? Geralmente, o forro das malas é feito de nylon, que é um material que pode ser limpo facilmente com uma simples misturinha de água e detergente neutro. Para isso, o esquema é o mesmo: umedeça um pano limpo com uma mistura, passe por todo o interior da mala e deixe-a secar em um local bem arejado.

Matérias: Lavanderia

Ver mais