Lavanderia

As dicas de como lavar cortinas de diferentes tipos de tecido

Para lavar cortina blackout, de algodão e de diferentes tipos de tecidos, uma boa sugestão é olhar as instruções de lavagem das etiquetas
Para lavar cortina blackout, de algodão e de diferentes tipos de tecidos, uma boa sugestão é olhar as instruções de lavagem das etiquetas

Apesar de serem um item importante para a composição dos cômodos da casa, as cortinas de tecido são mestres em acumular poeira com o passar do tempo. Seja de linho, blackout, algodão ou renda, saber como lavá-las é essencial para manter a limpeza da casa. Por isso, nós separamos algumas dicas de como lavar cortinas de diferentes tipos de tecido. Dá uma conferida!

Cortina blackout (ou blecaute) pode ir diretamente para a máquina de lavar

Conhecida por diminuir a luminosidade do ambiente, a cortina blackout (ou blecaute) de tecido é a grande responsável por deixar o nosso quarto escuro e aconchegante durante à noite. Para lavá-la, tudo o que você precisa é de um sabão em pó comum - ou de coco, se a cortina for branca - e de uma máquina de lavar.

Basta tirar todas as partes removíveis da cortina, colocá-la na máquina (separadamente de qualquer outra peça) e selecionar a função do programa de lavagem para roupas delicadas. Caso seja necessário, e a sua máquina não faça isso automaticamente, exclua a etapa de centrifugação para não danificar o tecido.

Obs.: Seque a cortina blackout ao natural, estendendo o tecido em uma área aberta e ventilada. Antes de colocar a peça para lavar, lembre-se de verificar as recomendações da etiqueta e dar uma olhadinha nos símbolos de lavagem.

Cortina de linho ou de renda devem ser lavadas com detergente neutro e vinagre

Apesar de embelezarem o ambiente, as cortinas de linho e de renda são feitas a partir de tecidos delicados e, se não forem higienizadas da forma certa, podem acabar encolhendo (diminuindo de tamanho) ou desbotando. Para evitar que isso aconteça, a maneira mais apropriada de lavar esses tecidos é substituir o sabão em pó pelo detergente neutro na hora da lavagem e usar vinagre branco no lugar do amaciante.

Além disso, outra dica fundamental é olhar detalhadamente as recomendações das etiquetas das cortinas e usar um saco de proteção para colocar a peça na máquina de lavar. Você também deve secá-las em um lugar arejado e evitar o uso da secadora!

Obs: Antes de ligar a máquina, não se esqueça de escolher a função de lavagem para roupas delicadas!

Cortina de algodão deve ser deixada de molho antes de ir para a máquina de lavar

A cortina de algodão também requer certos cuidados durante a lavagem. Nesse caso, a sugestão é deixar o tecido de molho em um balde com água, sabão de coco e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio (para cada litro de água).

Na hora de colocar a cortina na máquina, evite o excesso de sabão em pó, acrescente duas tampinhas de lava roupas líquido (para amaciar o algodão) e utilize somente água fria!

Matérias: Lavanderia

Ver mais