Economia do lar

As dicas de como espantar insetos de luz da casa

Para espantar insetos de luz, uma boa dica é usar velas aromáticas de citronela, eucalipto lavanda e outras
Para espantar insetos de luz, uma boa dica é usar velas aromáticas de citronela, eucalipto lavanda e outras

Ninguém merece se deparar com mosquitinhos de luz rondando as lâmpadas de casa à noite, não é mesmo? Esse problema é bastante comum, principalmente para quem mora em casa e tem uma varanda bem iluminada - afinal, esses insetos são atraídos justamente pelo calor e luminosidade das luminárias. Para te ajudar a se livrar desse tipo de situação, nós separamos dicas de como espantar insetos de luz da casa no dia a dia. Confira!

Use uma bacia com água

Para acabar com os mosquitos de luz que ficam rondando uma lâmpada ou luminária específica, a melhor dica é recorrer ao truque da bacia com água. O funcionamento é bem simples: encha uma bacia com água da torneira e, então, levante-a em direção à luz. Os insetos que estão rondando a lâmpada verão o reflexo na água e irão direto para a bacia, ficando presos. A água fica cheia de insetos e, assim, você se livra de quase todos eles. Bem simples, né?

Recorra às velas aromáticas

A principal dica para tornar o local menos atraente para os insetos de luz é usar aromas e específicos - de citronela, lavanda, eucalipto, alecrim ou capim-limão - como repelentes naturais. Por isso, recorrer às velas aromáticas pode ser uma alternativa inteligente! Acenda-as em diferentes locais do cômodo de modo que o espaço fique bem perfumado, ok? Caso você não tenha uma vela aromática, basta usar uma vela comum e pingar umas gotinhas de óleo essencial de citronela ou lavanda na parte de cima (perto da chama) para que o cheiro se espalhe pelo ambiente.

Borrife uma solução com óleos essenciais no local

Outra sugestão é preparar soluções cheirosas com óleos essenciais e espirrar em locais estratégicos. Você pode fazer uma mistura de água, sabão, óleo essencial de citronela e espirrar nas paredes (perto das lâmpadas) ou até deixar um aromatizador de ambientes. Outra alternativa é fazer um saquinho de pano com óleo essencial + cravos-da-índia pendurado próximo à lâmpada. Esses aromas ajudam a espantar mosquitos de luz e outros tipos de insetos no dia a dia.

Já ouviu falar no mosquiteiro elétrico?

Caso a presença dos insetos de luz na casa esteja sendo realmente incômoda, você pode recorrer a uma medida mais drástica, como instalar um mata mosquito elétrico. Além da raquete elétrica, que é uma das mais usadas atualmente para matar mosquitos, existe uma luminária especial que tem um tipo de luz que atrai e mata os insetos. Interessante, né?

Dê preferência às lâmpadas de LED

Você sabia que as lâmpadas de LED atraem bem menos insetos que as demais? Isso porque elas não produzem muito calor - além de serem mais econômicas e duradouras. Uma alternativa bem simples é substituir as lâmpadas velhas da casa pelas de LED e, se necessário, recorrer aos demais truques (como o da bacia) para remover os poucos insetos que persistirão. A boa notícia é que esse tipo de lâmpada realmente ajuda a diminuir drasticamente a presença dos mosquitinhos de luz - ou seja, o trabalho será bem mais simples.

Matérias: Economia do lar

Ver mais