Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Arroz pilaf: a receita para preparar esse prato de origem árabe
Guia Culinário 23/03/2020

Arroz pilaf: a receita para preparar esse prato de origem árabe

Muito popular no Oriente Médio, o arroz pilaf é uma receita de origem árabe geralmente preparada com cebola, tomate, pimentão e diversos temperos – ou especiarias (tomilho, salsinha, louro e pimenta-do-reino). No entanto, vale destacar que existem diferentes versões desse prato (dependendo do uso de temperos) – basta usar os ingredientes que você mais gosta. Para ajudar, nós separamos uma receita simples e saborosa de arroz pilaf. Confira!

Como preparar arroz pilaf?

Caso você queira preparar uma receita diferenciada para o almoço de domingo em família, a nossa sugestão é apostar no arroz pilaf. Ele funciona como uma espécie de risoto, é saboroso e rende bem (ou seja, dá para servir muitas pessoas). Para incrementar, você pode preparar um acompanhamento simples – uma salada ou até peixe grelhado, quem sabe. Que tal botar a mão na massa para experimentar?

Ingredientes

– 2 xícaras de arroz parboilizado;

– 1 cebola;

– 1 pimentão vermelho;

– 2 dentes de alho;

– ½ limão;

– Azeite;

– 1 caldo de legumes Qualitá;

– Salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de preparo

1. Em uma panela grande, refogue o alho (espremido) e a cebola (cortada em pedaços pequenos) com um pouco de azeite;

2. Adicione o pimentão e refogue mais um pouco. Depois, acrescente o arroz (já lavado), a salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino em pó, o sal a gosto e refogue mais um pouco;

3. Cubra o arroz com água (o ideal é que a água fique dois dedos acima do arroz), coloque o caldo de legumes Qualitá e mexa um pouco com a colher de pau;

4. Tampe a panela (deixando uma fresta aberta) e espere cozinhar. Caso necessário, adicione mais água para o cozimento;

5. Quando o arroz estiver pronto, transfira-o para uma travessa, esprema um pouco de limão e misture com uma colher. Essa é uma etapa opcional, mas vale a pena experimentar! Depois, é só servir o prato junto com o acompanhamento de sua preferência.

Obs.: Vale lembrar que você sempre pode adaptar a receita de arroz pilaf, acrescentando (ou tirando) alguns ingredientes. Uma boa dica, por exemplo, é colocar cenoura, açafrão, folhas de louro, milho, ervilha ou até mesmo lentilha (que tem tudo a ver com pratos árabes). Fica por sua conta!

Veja mais