Pets

Arroz para cachorro: descubra se o pet pode comer esse alimento

  
 
 
       
 Para servir arroz para cachorro, deixe de lado qualquer tipo de tempero e gordura.
Para servir arroz para cachorro, deixe de lado qualquer tipo de tempero e gordura.

Pode dar arroz para cachorro? Quem é pai de pet sabe que é muito importante prestar atenção nos alimentos que oferecemos a eles. Com o arroz para cachorro não é diferente. Apesar de ser um prato muito comum para os humanos, é preciso levar em conta que o organismo dos cães é diferente do nosso. Muitos alimentos que fazem parte do nosso dia a dia podem ser tóxicos para os nossos amigos de quatro patas. Por isso, é importante ficar atento nisso. Ficou curioso para saber se pode oferecer arroz para cachorro? Basta continuar lendo para descobrir a resposta!

Afinal de contas, pode dar arroz para cachorro?

Ao contrário de muitos alimentos proibidos, o arroz para cachorro é liberado. O alimento não possui nenhum componente considerado nocivo para o organismo dos cães. Na verdade, o grão pode trazer até mesmo alguns benefícios para a saúde dos peludos, sendo uma fonte de ferro, fibras, vitamina D e cálcio. Apesar disso, o arroz também é muito rico em carboidrato e por isso a quantidade a ser oferecida deve ser sempre controlada. O ideal é conversar com um médico veterinário (de preferência especializado em nutrição) antes de oferecer o alimento para o pet.

Como fazer arroz para cachorro?

Além da quantidade, o modo de preparo do alimento também não pode ser qualquer um. Para dar arroz para cachorro, ele sempre deve ser cozido de uma maneira diferente de quando fazemos o grão para humanos. Para os cães, o ideal é não usar qualquer tipo de tempero na hora do cozimento. Aliás, o alho e a cebola devem ser totalmente excluídos da dieta dos cães. Eles são tóxicos para o organismo dos animais e podem levá-los a desenvolver um quadro de anemia. O alho também afeta os rins e pode levar o cachorrinho a sofrer uma falência renal. Por isso, cozinhar sem nenhum tipo de tempero é o jeito certo de como fazer arroz para cachorro.

Outra coisa importante é não utilizar óleo no cozimento. Já quando falamos de qual arroz podemos dar para os peludinhos, a resposta é positiva tanto para o Arroz branco Qualitá, como para o arroz integral. Os dois são uma ótima fonte de energia e, apesar da versão integral ser considerada menos calórica para os cães, o branco é mais fácil de ser digerido pelo organismo canino. Uma boa escolha é o Arroz branco premium Qualitá, que será uma ótima fonte de nutrientes para o cão.

Arroz para cachorro: alimento pode substituir ração?

Fazer algumas variações na dieta do animal de vez em quando pode ser uma boa pedida. Entretanto, se engana quem acha que o arroz para cachorro pode substituir a ração. O grão e outros alimentos liberados para cachorro só devem ser oferecidos como petisco. A base da alimentação de um cão deve sempre ser uma ração de qualidade como a Ração Para Cães Grande Porte Sabor Carne e Vegetais Adulto Qualitá e a Ração Para Cães Raças Pequenas Sabor Carne Qualitá. Elas são um alimento de longa duração e fácil armazenamento, o que garante a qualidade por um longo período. Caso queira oferecer uma dieta caseira para seu pet, é imprescindível conversar com um veterinário especialista em nutrição animal para receber orientações.

Matérias: Pets

Ver mais