Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Armazenamento de alimentos: aprenda a guardar 7 itens corretamente
Meu Lar 27/09/2021

Armazenamento de alimentos: aprenda a guardar 7 itens corretamente

Você sabia que existe um jeito certo de fazer o armazenamento de alimentos na despensa? Grande parte das frutas e verduras, por exemplo, ficam melhor conservadas na geladeira. Já os açúcares e cereais devem ficar preferencialmente em potes herméticos, mais bem protegidos contra possíveis insetos. Para te ajudar na organização da cozinha, nós ensinamos como armazenar ovos, alho, cebola, arroz e outros itens de forma correta – dentro ou fora da geladeira. Dá uma olhada!

1. Saiba como guardar alho de diferentes maneiras

Para conservar o alho por mais tempo, a principal dica é deixá-lo em um local bem arejado, longe do sol – pode ser em uma fruteira junto com outros temperos. Deixe a cabeça de alho inteira, com a casca, e evite colocar na geladeira (para preservar melhor o sabor do alimento).

Vale destacar que também é possível guardar o alho inteiro sem casca. Nesse caso, enrole-o em um pedaço de plástico filme e o mantenha em um pote fechado na geladeira. Caso ele esteja espremido, deixe-o em um recipiente fechado com um pouco de óleo ou azeite (isso ajuda a conservar o alimento por mais tempo). Você também pode congelar os alhos inteiros dentro de recipientes. Deixe-os no freezer e tire-os apenas na hora de usar.

2. Aprenda a armazenar cebola inteira ou picada

Assim como o alho, a cebola deve ficar guardada em um local arejado e distante do sol (pode ser em uma fruteira). Mas, caso ela esteja cortada, deixe-a em um pote fechado dentro da geladeira e a consuma preferencialmente em um período de até 2 dias. Você também pode picar a cebola em pedaços menores, colocá-la em um recipiente e levá-la ao freezer até a hora de usar.

3. Tomate deve ser guardado na gaveta da geladeira

Para estender a validade dos tomates, o mais indicado é que você os guarde na gaveta da geladeira junto com outras frutas, legumes e verduras. Você pode deixá-los em um saco limpo, fechado com um nó. Aqui, uma dica importante é também deixar para lavar os tomates apenas quando for usá-los – pois, ao lavar, você tira uma parte da camada protetora do vegetal.

4. Verduras: como armazenar alimentos folhosos

Quando se trata de armazenar vegetais folhosos como a alface, é necessário seguir alguns truques para preservar o sabor e a crocância das folhas. Para começar, deixe a verdura de molho por 15 minutos em uma solução de água com vinagre ou higienizador de legumes. Passado esse tempo, enxague as folhas e as seque bem (use uma centrífuga de preferência).

Aqui, o pulo do gato é guardar as folhas em um pote fechado, intercalando-as com camadas de papel toalha – a ideia é que as folhas não fiquem todas juntas, mas sim separadas pelo papel. Dessa forma, é possível conservar muito mais o alimento e estender a sua vida útil. Ainda assim, vale destacar que esse tipo de vegetal deve ser consumido preferencialmente em uma semana. Por isso, a nossa dica é fazer as compras de frutas, legumes e verduras semanalmente para comer esses alimentos sempre fresquinhos.

5. Veja como armazenar alimentos como a cenoura na geladeira

Cenoura, batata, inhame – raízes e tubérculos, de uma forma geral – devem ser guardados na gaveta inferior da geladeira, que é um pouco menos refrigerada que a parte de cima. Para isso, a nossa dica é primeiro tirar o excesso de sujeira dos alimentos com uma escova ou até mesmo com um pedaço de lã de aço. Assim, é possível remover resquícios de terra, por exemplo, sem precisar lavar.

Depois de dar uma escovada nas cenouras, guarde-as em um saco plástico, feche com um nozinho e coloque na geladeira. Para preservar melhor o alimento, o ideal é que você deixe para lavá-lo apenas na hora do uso, ok?

6. Como guardar ovos corretamente

Para começar, nada de deixar os ovos na porta da geladeira, ok? Assim, eles ficam expostos à frequente variação de temperatura, o que pode estragá-los mais rapidamente. O ideal é que você os armazene em um porta ovos na primeira ou segunda prateleira, que é mais bem refrigerada. Outra dica importante é nunca lavá-los ou limpá-los antes de guardar, pois isso pode tirar parte da camada protetora de sua casca. Não tem erro!

7. Arroz deve ficar em um pote hermético

Quando se trata de guardar grãos, cereais e farinhas, a dica de outro é contar com a ajuda de potes hermeticamente fechados. Depois de abrir o saco de arroz, em especial, você deve transferir os grãos direto para um recipiente desse tipo. Isso porque esse alimento – assim como macarrão, feijão e outros itens básicos – tende a atrair traças e outros insetos. Ou seja, caso não fique bem armazenado na despensa, com certeza surgirão bichinhos indesejados.