Organização

Armário cápsula: o que é e como montar um na sua casa

Para montar um armário cápsula, você precisa se ater apenas às roupas essenciais, desfazendo-se de todos os exageros
Para montar um armário cápsula, você precisa se ater apenas às roupas essenciais, desfazendo-se de todos os exageros

Sabe a lógica minimalista de que "menos é mais" e de que "é possível, sim, ser feliz com pouco"? Pois é, esse estilo de vida só tem a acrescentar no nosso dia a dia, pois quando temos apenas o essencial (sem escorregar nos exageros) tudo fica mais simples e fácil de administrar. Fora que também é um jeito muito mais ecológico de viver, pois reduzimos significativamente a quantidade de lixo produzido.

Foi justamente seguindo essa lógica que a ideia do "armário cápsula" surgiu: um guarda-roupa pequeno, sustentável e formado por tudo aquilo que você precisa para viver. Interessante, né? Dá uma conferida em como funciona esse tipo de armário:

A ideia é conciliar sustentabilidade e praticidade

O grande diferencial do armário cápsula é que ele propõe um estilo de vida muito mais econômico e eco-friendly. Isso porque a ideia é que você tenha apenas a quantidade necessária de roupas, sapatos e outros acessórios - tomando sempre cuidado para não exagerar. Outro ponto importante é que você deve sempre dar prioridade às peças versáteis: aquelas que você pode usar praticamente todos os dias e em diferentes ocasiões, para trabalhar, sair à noite, ir ao cinema, restaurantes e por aí vai. As melhores roupas são sempre aquelas que usamos com mais frequência e nas quais nos sentimos mais confortáveis.

Avalie e faça uma limpa nas suas roupas

Para montar um armário cápsula, o primeiro passo é avaliar todas as peças que você tem e fazer uma limpa geral no guarda-roupa. Pegue duas caixas de papelão e vá separando os itens por categoria: de um lado, o que você gosta e usa com frequência; de outro, aquilo que já não serve, que estragou ou que simplesmente você não usa mais. Vale lembrar que é importante fazer isso com todos os pertences - roupas, sapatos, bijuterias, bolsas e acessórios como echarpes e gravatas. Fazendo essa limpeza, fica muito mais fácil organizar o que ficou e também visualizar aquilo que está faltando no seu guarda-roupa.

Obs.: Quando temos uma quantidade menor de roupas, o armário também fica menos entulhado e você pode organizá-lo de forma mais livre. O bom é que não há uma regra fechada para montar o armário cápsula - você pode arrumar as roupas em gavetas, prateleiras, cabides ou o que preferir.

Faça uma lista de tudo que é necessário

Agora que você já fez uma boa limpa no armário, chegou a hora de fazer uma lista de tudo aquilo que você precisa ter. Aqui, a ideia é garantir um controle da quantidade e das categorias de roupas/ sapatos/ acessórios que você possui. Alguns estilistas afirmam que é possível montar um armário completo com apenas 37 mudas de roupas. Mas você pode estipular a quantidade ideal para o seu armário sem problemas!

Neste caso, uma boa dica é fazer uma lista dividida por seções: camisas (social, regata, camiseta básica, de manga comprida, suéter etc.); calças (jeans, social, legging para ginástica, pantacourt etc.); casacos (jaqueta jeans, de couro, de moletom, kimono, blazer, entre outros); vestidos (longo de festa, curto para o dia a dia, liso, estampado etc.); calçados (chinelo, tênis de corrida, sapato social, bota, sandália de salto, rasteirinha, sapatilha e por aí vai). Quando você prepara uma lista completa de tudo aquilo que é essencial, você consegue reduzir os exageros e garantir mais organização. Depois de anotar tudo, basta dar um check naquilo que você já tem, se desfazer das sobras e, então, ir atrás daquilo que ainda falta. 

Aposte em cores neutras e estampas atemporais

Para quem quer se ater à lógica do minimalismo, a principal dica é buscar peças com cores neutras - como o preto, branco, marrom ou bege - e recorrer sempre às estampas atemporais, como as listras. O clássico "vestido preto básico", por exemplo, pode ser usado em festas, jantares ou até mesmo no dia a dia de trabalho. Calças confortáveis (de tecido macio e em tons neutros) também são bem-vindas no armário cápsula. O mais importante é escolher roupas que tenham a ver com o seu estilo (que você sabe que vai usar com frequência) e também modelos que sejam diferentes entre si. Ou seja, não há necessidade de comprar duas ou mais peças muito parecidas.

Use a criatividade para fazer combinações

Outra dica interessante é usar a criatividade para fazer diferentes combinações. Mesmo com uma quantidade reduzida de roupas, é possível montar looks criativos e diversos - principalmente quando as peças são neutras.

Qualidade acima de quantidade

Para montar um armário cápsula, o mais importante é manter em mente que a qualidade deve estar sempre acima da quantidade. Ou seja, é fundamental que você tenha roupas curinga de qualidade - feitas de um bom tecido, modelagem e no tamanho certo. Assim, caso você tenha cuidado na lavagem e manutenção, pode apostar que as peças vão durar muito mais tempo.

Matérias: Organização

Ver mais