Organização

Área de serviço organizada: 8 truques para se livrar da bagunça no cômodo

Uma boa forma de deixar os objetos organizados é usando cestos
Uma boa forma de deixar os objetos organizados é usando cestos

Muitas casas, ou apartamentos, possuem um cômodo para área de serviço. E seja ela interna ou externa, a tarefa de controlar a bagunça desse ambiente pode ser bem complicada. Por ser um espaço multifuncional, muitas pessoas encontram certa dificuldade para setorizar cada função e manter os itens no lugar. Outra questão que passa despercebida é que a área de serviço também merece atenção especial quando o assunto é decoração. Afinal, um local harmônico e agradável é um incentivo a mais para se livrar de vez da falta de organização. E para tornar sua tarefa mais simples, separamos 8 truques que irão fazer toda diferença na sua área de serviço. Confira:

1. Defina a função do cômodo

Antes de tomar qualquer medida para organizar sua área de serviço é preciso definir quais são as funções do cômodo. Essa dica vai te ajudar a controlar o que deve ou não ficar no espaço. Assim, você vai conseguir ver de cara quando algo estiver fora do lugar. Então, decida se a área vai ser apenas para lavagem de roupa, se os produtos de limpeza ficarão lá, se as roupas serão passadas nesse ambiente e por aí vai! São muitas as opções, mas para ter um ambiente funcional é preciso, em primeiro lugar, setorizar!

2. Faça painéis para pendurar itens pequenos

Geralmente as áreas de serviço são os menores cômodos da casa, portanto é essencial aproveitar todo o espaço das paredes. Para isso, você pode investir em painéis de eucatex, ou pegboards, que são aquelas placas cheias de furinho para pendurar ganchos. Além da facilidade de organizar itens pequenos em potinhos, esses painéis também permitem que você pendure vassouras e rodos. Outra vantagem é que os objetos podem ser mudados de lugar de acordo com a sua necessidade.

3. Use ganchos para organizar as paredes

Quem não possui tanto espaço para os painéis pode optar pelos ganchos simples. Com essa alternativa você também pode arrumar as vassouras e rodos, tirando os objetos do chão. A tábua de passar roupa também pode ganhar seu próprio gancho para ter um lugar específico na organização. Esse recurso pode ser usado até mesmo para pendurar os baldes, então abuse da criatividade para utilizar os ganchos na área de serviço.

4. Aposte em araras para as roupas passadas

Uma dica que tem feito parte de muitos projetos para área de serviço são as araras. Esse item é ideal para quem utiliza o espaço para passar as roupas ou guardar as peças que devem ser passadas. Com alguns cabides você vai conseguir deixar a bagunça das roupas no passado.

5. Cestos são sempre bem-vindos para acomodar os objetos

Produtos de lavanderia, e roupas para lavar são alguns itens que podem ser organizados em cestos. Esses recipientes são ótimos para organizar objetos por toda casa, e não seria diferente na área de serviço. Os cestos ainda proporcionam a vantagem de darem um toque a mais na decoração do ambiente.

6. Invista na praticidade dos armários suspensos

Os armários são uma boa opção de armazenamento para quem costuma guardar produtos de limpeza na área de serviço. E para deixá-los ainda mais práticos, a sugestão é optar pelo modelo suspenso. Eles ocupam menos espaço de circulação e deixam o ambiente bem mais amplo.

7. Prateleiras são funcionais e ajudam na decoração

Prateleiras altas são um recurso perfeito para acomodar os objetos e produtos que ainda não possuem lugar. Um ótimo ponto desse modo de armazenamento é que você pode aproveitar o pé-direito para acomodar itens que são pouco usados e tirá-los do campo de visão. As prateleiras também podem receber decorações como plantas e vasos.

8. Deixe as bancadas livres

A última dica é a que mais faz diferença na visão geral do ambiente. Sempre deixe as bancadas e tanques livres! Organizar os produtos e objetos em locais que não sejam a área de trabalho vai te ajudar a ter mais espaço para realizar as tarefas. Além disso, o cômodo vai parecer mais limpo e ordenado.

Matérias: Organização

Ver mais