Economia do lar

Aproveitamento integral dos alimentos: 3 receitas com talos, cascas e folhas

Saiba como aproveitar todas as partes de alimentos como cenoura, beterraba e couve
Saiba como aproveitar todas as partes de alimentos como cenoura, beterraba e couve

Você sabia que dá pra criar pratos incríveis com partes de vegetais que, muitas vezes, vão parar no lixo? O aproveitamento integral dos alimentos é uma prática que está ganhando cada vez mais adeptos, não só pela economia que proporciona mas também porque as receitas que são criadas com talos, folhas e cascas são muito nutritivas, além de deliciosas. Aproveitar partes dos alimentos que são descartadas normalmente no dia a dia permite que uma maior quantidade de refeições seja criada com a mesma quantidade de alimentos que você já tem o hábito de comprar no supermercado. É ou não é uma boa ideia?

Para fazer o aproveitamento integral dos alimentos, atenção ao comprar e higienizar

O segredo para o aproveitamento de alimentos é escolher bem onde você vai comprar os vegetais e o capricho na higienização. Para consumir as partes que ficam mais expostas no supermercado, é preciso ter certeza que eles foram muito bem lavados e que têm boa procedência.

Comprar legumes online é uma atitude que tem tudo a ver com o aproveitamento total dos alimentos. Você vai poupar tempo fazendo supermercado sem sair de casa e vai ter certeza de que seus vegetais foram selecionados e vão chegar fresquinhos até você.

O passo seguinte é higienizar os legumes, verduras e hortaliças. Para eliminar completamente microorganismos que podem afetar a saúde, lave folha por folha em água corrente. Aí, basta deixá-las de molho em uma solução de hipoclorito de sódio, vinagre ou bicarbonato de sódio em água por alguns minutos. O mesmo vale para os legumes, mas no caso deles pode ser necessária a ajuda de uma escovinha de limpeza para deixar as cascas prontas para virarem um prato delicioso.

Receitas com aproveitamento integral dos alimentos: não desperdice mais mandioquinha, couve, beterraba, cenoura e mais

Com os vegetais limpos, na hora do preparo habitual dos alimentos, não esqueça de reservar os talos de verduras como couve e agrião, por exemplo. Comprou uma cenoura e ela veio com as folhas? Considere-se uma pessoa de sorte! Essa parte do vegetal é rica em vitamina A, que melhora a imunidade. Já na hora de cortar tubérculos como batata e mandioquinha, dê preferência ao cortador de legumes, que vai garantir tirinhas de casca mais uniformes. Vamos às receitas?

Farofa de talo de couve

Refogou a couve na hora do almoço? No jantar, aproveite os talos em uma farofa crocante que é acompanhamento perfeito para uma proteína. Também dá para usar talo de agrião ou de beterraba. Todos são ricos em fibras! Você vai precisar de:

  • Talo de couve picado e cozido por 5 minutos
  • 1/2 xícara de Bacon em Cubos Qualitá
  • 4 colheres de sopa de Alho e Cebolas Picados Qualitá
  • 1/2 cubinho de Caldo sabor legumes Qualitá
  • Azeite de Oliva Extra Virgem para dourar
  • Farinha de mandioca branca Qualitá

Como fazer: Em uma panela, coloque um pouco de azeite, alho e cebola picados e meio cubo de caldo de legumes, deixando dourar um pouco. Em seguida, acrescente o bacon e deixe fritar. Adicione o talo de couve, deixe refogar por 2 minutos. Por fim, e acrescente a farinha de mandioca e misture por 1 minuto. Tá pronta!

Chips de casca de batata ou mandioquinha

Que tal preparar uma sopa de mandioquinha para o jantar e fazer chips com as cascas para o lanche da tarde? É só descascar os tubérculos em tiras largas e fritá-las em óleo bem quente. Tempere à gosto e aproveite!

Bolinho de folha de cenoura

A folha de cenoura pode dar origem a um delicioso bolinho, que tem a cara do fim de semana. Você também pode usar folhas de couve, alface, brócolis ou agrião nessa receita. Veja os ingredientes:

  • 2 xícaras de Farinha de trigo com fermento Qualitá
  • 2 ovos brancos Qualitá
  • 1/2 xícara (chá) de Leite Integral Qualitá
  • 1 xícara (chá) de folhas de cenoura picadas
  • 100g de Linguiça tipo calabresa Qualitá cortada em rodelas
  • Óleo de soja Qualitá
  • Sal a gosto

Como fazer: Em um recipiente, misture a farinha, os ovos e o leite. Adicione as folhas e tempere com o sal. Enquanto o óleo esquenta, modele os bolinhos usando as rodelas de calabresa como recheio. Frite até dourar e está pronto!

Matérias: Economia do lar

Ver mais