Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda uma receita de manjar de coco dos deuses
Guia Culinário 16/09/2021

Aprenda uma receita de manjar de coco dos deuses

A melhor receita de manjar já está disponível para você! Sobremesa perfeita para incluir no cardápio de um almoço especial com a família no domingo ou em um evento festivo, o manjar de coco promete agradar o paladar de todos por ser um doce bem equilibrado e saboroso. A presença da fruta tropical dá um toque diferenciado no preparo e ainda é um dos doces fáceis para comer a qualquer hora do dia. Para aprender, siga as dicas abaixo e descubra como fazer manjar de coco dos deuses em passos simples!

1. Separe os ingredientes antes de começar a receita de manjar

É sempre bom manter a cozinha organizada, principalmente durante o preparo de receitas. Então, separe previamente os ingredientes para evitar bagunça na hora de fazer manjar de coco! Você vai precisar de 4 copos americanos de leite integral Qualitá, 1 garrafinha de leite de coco Qualitá, 100g de coco ralado desidratado Qualitá, ½ xícara de chá de amido de milho Qualitá e ¾ de xícara de chá de açúcar refinado Qualitá. Organize tudo em cima da mesa e mão na massa!

2. Bata o leite de coco com o leite integral e o açúcar à mão e dissolva amido de milho separadamente

Comece a receita de manjar misturando o leite de coco com 3 copos de leite integral, o coco ralado e o açúcar fora do fogo. Mexa bem até uniformizar o creme líquido. Separadamente, dissolva o amido de milho em 1 copo de leite integral para engrossar o molho sem empelotar o creme (de preferência em temperatura ambiente) e reserve.

3. Leve a mistura ao fogo médio e acrescente o amido de milho dissolvido quando levantar fervura

Transfira a mistura para uma panela e leve-a ao fogo médio. Mexa com uma colher de pau ou espátula constantemente para não queimar. Quando ferver, acrescente o amido de milho dissolvido e continue mexendo. O conteúdo que era líquido vai começar a encorpar e ficar mais firme, mas não deixe engrossar muito! O ponto ideal para manjar branco é quando alcançar uma textura cremosa e for possível ver marcas do utensílio de cozinha usado na massa.

4. Desligue o fogo e transfira o creme para forma untada

Assim que atingir o ponto, desligue o fogo e transfira a mistura para uma assadeira untada previamente com óleo ou uma forma de silicone. Raspe bem a panela para aproveitar ao máximo os ingredientes e fazer o manjar de coco render mais. Use a colher de pau ou a espátula para limpar a panela e nivelar o creme na assadeira.

5. Cubra com papel filme e deixe esfriar antes de levar à geladeira por 2 horas

A receita de manjar de coco é um dos preparos que não precisam de forno! Por isso, basta cobrir a forma com papel filme e deixar esfriar naturalmente. Quando a assadeira estiver morna, você já pode levá-la à geladeira por 2 horas. Se quiser que o manjar fique mais firme, espere algumas horas a mais para garantir a consistência desejada.

Dica bônus: prepare calda de ameixa para finalizar o manjar branco

A calda de ameixa é a dica de ouro para finalizar o manjar de coco! Você vai precisar de 2 xícaras de ameixa seca sem caroço, 2 ½ xícaras de chá de água, ¾ de xícara de chá de açúcar e 1 unidade de canela em rama.

Dissolva o açúcar na água em uma panela. Em fogo médio, adicione as ameixas à solução e mexa bem. Quando levantar fervura, diminua o fogo e deixe cozinhar de 20 a 25 minutos. Assim que o preparo atingir textura de calda e as frutas estiverem macias, adicione a rama de canela e desligue o fogo após 5 minutos.

Passe a calda para um recipiente de vidro e deixe esfriar naturalmente. Por fim, leve à geladeira. Depois, é só despejar em cima do manjar branco e decorar a sobremesa!