Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 21/08/2020

Aprenda como limpar boca de fogão com maestria

Enquanto preparamos a comida, é comum que resíduos de alimentos e respingos de gordura acabem sujando o fogão. Mas você sabia que é simples manter esse eletrodoméstico limpo no dia a dia? Para isso, é muito importante que você lave as grades, os queimadores e também a estrutura de inox de forma correta. As bocas, em especial, são peças removíveis que precisam de alguns cuidados na lavagem – assim, você impede que elas entupam com o tempo e remove possíveis manchas. Antes de tudo, é importante que você desligue o fogão da tomada e espere as grades e queimadores esfriarem antes de mexer. Para te ajudar, nós separamos dicas de como limpar boca de fogão com maestria, usando os produtos de limpeza certos. Confira!

Remova as bocas do fogão e deixe-as de molho em uma solução de água quente com vinagre e detergente

Depois de remover as grades (e lavá-las com água quente e detergente para tirar as gorduras), você pode se dedicar à limpeza das bocas com mais capricho. Para começar, desencaixe-as da estrutura do fogão e, com uma esponja e um pouco de detergente, lave inicialmente as peças.

Caso elas estejam encardidas ou manchadas, deixe-as de molho em uma solução de 2 copos de água quente, 2 copos de vinagre branco e 1 colher de sopa de detergente neutro. Agite um pouco a mistura e, em seguida, posicione as bocas dentro do recipiente. Espere cerca de 15 minutos e, em seguida, escorra a solução e lave as bocas novamente com esponja e detergente. Assim, elas ficam completamente livres de manchas e possíveis marcas de gordura. Antes de encaixá-las novamente no fogão, use um pano umedecido para limpar cada orifício dos queimadores para evitar que eles entupam e remover possíveis sujeiras. Assim, não tem erro!

Pasta de água com bicarbonato de sódio ajuda a remover manchas mais persistentes

Outra dica interessante para tirar bem as manchas de gordura das bocas do fogão é preparar uma pasta de bicarbonato de sódio. Em um recipiente, coloque 1 copo de água e 1 colher de sopa de bicarbonato (dobre as medidas, se necessário) e misture com uma colher. Em seguida, deixe as bocas de molho nessa solução por pelo menos 10 minutos e, depois, use uma esponja para esfregar. Graças à ação do bicarbonato, as sujeiras tendem a soltar com facilidade. Depois, basta lavar normalmente com detergente. Bem simples, né?

Você também pode usar sabonete e lã de aço para limpar e deixar as bocas do fogão brilhando

Para deixar as bocas do fogão bem limpas e brilhando, outra ótima dica é passar um pouco de sabonete comum, esperar cerca de 5 minutos e, então, esfregar bem as peças com um pedaço de lã de aço. Esse truque é muito indicado para remover manchas mais persistentes e pode ser útil quando as bocas estiverem muito encardidas. Vale destacar, no entanto, que o ideal é seguir esse truque apenas quando for realmente necessário. Isso porque a lã de aço pode causar riscos e desgastar a superfície das bocas a longo prazo. Por isso, tente se ater às outras dicas (da solução de vinagre ou bicarbonato de sódio) na maioria das vezes, ok?

Veja mais