Lavanderia

Aprenda como lavar almofadas em poucos passos

Para manter as almofadas sempre limpas e livres de ácaros, é importante passar aspirador de pó uma vez por semana e realizar a lavagem a cada 3 ou 4 meses
Para manter as almofadas sempre limpas e livres de ácaros, é importante passar aspirador de pó uma vez por semana e realizar a lavagem a cada 3 ou 4 meses

Lavar almofadas e travesseiros não é exatamente um hábito muito frequente, não é mesmo? Na verdade, muitas pessoas esquecem que é necessário higienizar esses itens e acabam lavando apenas as fronhas. No entanto, com o passar do tempo, as almofadas podem ficar com manchas de oleosidade (devido ao contato com a nossa pele) e até acumular micro-organismos - ou seja, é muito importante criar uma rotina de limpeza! Para te ajudar nessa missão, nós preparamos dicas de como lavar as almofadas da casa de forma simples. Dá uma olhada!

Confira o material da almofada

Antes de tudo, a nossa dica é verificar o material da almofada para não errar na hora da limpeza. Os modelos mais comuns são feitos de algodão, poliéster ou espuma, que são mais simples e fáceis de limpar (podem ser lavadas à mão ou colocadas na máquina, por exemplo). Almofadas de couro sintético, por outro lado, devem ser limpas com uma esponja com detergente neutro levemente umedecido. Já os tecidos mais delicados (como os bordados, de seda ou linho) devem ser lavados apenas à mão, esfregando de forma suave.

Obs.: Também é importante lembrar de olhar as etiquetas das almofadas para, assim, verificar se elas podem (ou não) ser lavadas na máquina.

Passe aspirador de pó nas almofadas toda semana

Para remover as poeiras e ácaros no dia a dia - e evitar o acúmulo de micro-organismos -, a nossa sugestão é sempre limpar as almofadas com um aspirador de pó. Essa atividade pode ser feita semanalmente, durante a faxina da casa. A melhor parte é que, com o aspirador, é possível limpar almofadas com diferentes tipos de estofados (desde algodão até seda ou couro sintético).

Lembre-se de lavar as almofadas a cada 3 ou 4 meses

Além de fazer uma limpeza superficial (e frequente) com o aspirador de pó, é muito importante que você crie uma rotina de lavagem para remover as sujeiras mais profundas das almofadas. A boa notícia é que essa tarefa não é nada difícil e pode ser feita à mão ou na máquina de lavar - depende do material. Dá uma olhada no passo a passo que preparamos:

Lavando à mão

1. Comece retirando as capas ou fronhas e, então, deixe os enchimentos das almofadas de molho em uma solução de água morna ou fria com sabão durante cerca de 20 minutos;

2. Esfregue levemente as almofadas com as mãos, enxágue e, então, coloque na secadora ou estenda no varal. Vale destacar que o enchimento deve estar completamente seco para que você volte a usar as almofadas.

Obs.: Caso seja necessário remover alguma mancha, a nossa dica é recorrer ao tira manchas. Neste caso, basta aplicar o produto diretamente no local, esfregar com uma escova e esperar cerca de 15 minutos. Depois, lave e enxágue normalmente (usando água e sabão).

Lavando na máquina de lavar

1. Remova as capas ou fronhas e coloque as almofadas dentro da máquina de lavar. O ideal é que você lave 3 enchimentos por vez - assim, a máquina fica bem balanceada;

2. Coloque sabão líquido (que é mais fácil de remover) e um pouco de vinagre branco em vez de amaciante. Assim, é possível desinfetar melhor as almofadas e garantir uma limpeza mais profunda;

3. Programe um ciclo mais leve, com água fria e espere a lavagem terminar. Coloque as almofadas na secadora ou estenda-as em um varal que bata sol (para secar mais rapidamente).

Obs.: Uma boa dica é também colocar bolinhas de tênis (envolvidas em meias) dentro da máquina para amaciar as almofadas durante a lavagem.

Matérias: Lavanderia

Ver mais