Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda como guardar corretamente roupas de lã para evitar que elas deformem
Meu Lar 01/11/2018

Aprenda como guardar corretamente roupas de lã para evitar que elas deformem

É só a temperatura cair um pouco para as roupas de lã saírem do armário para completar os looks do dia a dia. No entanto, durante o período em que ficam guardadas, elas precisam de um cuidado extra para que não acabem deformando com o passar do tempo – ainda mais para quem mora em um lugar mais quente e quase não usa esse tipo de roupa.

Mas será que você realmente sabe o que fazer para manter esse tecido intacto dentro do guarda-roupa? Confira nossas dicas para não errar mais!

Não coloque a roupa de lã em cabides para evitar que o tecido alargue nos ombros

Na hora de arrumar o guarda-roupa, tem quem acabe colocando as peças de lã em cabides por achar que essa é a melhor maneira de evitar que elas amassem. Mas, para a surpresa de muitos, é justamente isso que faz com que a roupa fique deformada!

Isso ocorre porque, com o passar do tempo, o peso do cabide na blusa acaba fazendo com que ela alargue a área próxima aos ombros e, assim, mude sua forma. Então, para evitar esse problema, já sabe: deixe esse lugar para as roupas com outro tipo de tecido!

Dobre e guarde as roupas de lã empilhadas nas prateleiras

Agora que você já sabe que o cabide pode comprometer as roupas de lá, deve estar se perguntando: como fazer para guardá-las, então? Vamos lá!

Uma maneira simples – e que vai te ajudar a otimizar espaço – é colocar uma peça empilhada na outra depois de dobrar todas elas cuidadosamente. Para fazer isso sem deformar o tecido, é só seguir um truque simples! Primeiro, dobre um pouquinho as laterais mantendo as mangas para dentro. Depois, dobre a roupa em três partes, só que desta vez de baixo para cima, terminando na área do colarinho. O mesmo deve ser feito com as outras peças que irão para a pilha da prateleira – e aí é só colocá-las uma por cima da outra e pronto!

Peças podem ser guardadas em fileira nas gavetas para otimizar o espaço

Outra alternativa, principalmente para quem tem pouco espaço no guarda-roupa, é colocar as roupas de lã enfileiradas dentro das gavetas. Para isso, a dica é fazer a mesma dobra que faria para as prateleiras – mas, se possível, dobrar em mais partes para que a peça fique em um tamanho menor e seja mais fácil de ficar em fileira.

Use sacos de proteção para livrar a roupa de umidade e ácaros

Uma dica de ouro para deixar as roupas de lã protegidas contra umidade, ácaros e qualquer outro problema que possa aparecer por esse tipo de tecido é a seguinte: coloque tudo em sacos de proteção de TNT! Nesse caso, o ideal é combinar esse truque com o da prateleira para que o seu armário fique mais organizado.

Veja mais