Alimentação

Aprenda como cortar bolo redondo em festas de aniversário

É possível cortar bolo redondo de forma padronizada a partir do meio
É possível cortar bolo redondo de forma padronizada a partir do meio

Na hora de cortar o bolo de aniversário para servir os convidados, o ideal é otimizar e padronizar os pedaços o máximo possível. No entanto, quando o bolo é redondo, a missão de tornar as fatias mais apresentáveis se torna um pouco mais difícil. Muita gente faz um círculo no centro e, em seguida, corta os pedaços pelas bordas. O problema é que esse método não garante um bom rendimento e gera pedaços mais irregulares (não padronizados). Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria com dicas certeiras de como cortar bolo redondo da melhor forma possível. Vale a pena dar uma olhada!

Dicas de como cortar bolo redondo

Antes de tudo, é importante destacar que existem algumas alternativas práticas e eficientes de cortar bolo redondo. Aqui, nós separamos dois métodos ótimos para otimizar ao máximo as fatias. Confira:

Método 1: Encare o bolo como se fosse quadrado

A principal dica para realizar o corte de forma otimizada (garantindo um bom rendimento das fatias) é enxergar o bolo redondo como se fosse quadrado. Aqui, nós levamos em conta um bolo redondo de 30 cm de diâmetro. Para aprender, basta acompanhar o nosso passo a passo:

1. Para começar, você deve usar uma faca para cortar duas linhas retas paralelas, dividindo o bolo redondo (de 30 cm de diâmetro) em 3 setores de 10 cm de largura cada. Ou seja, depois de realizados os dois cortes, o bolo será formado por 1 semicírculo (a primeira extremidade do bolo) + 1 região retangular (o centro do bolo) + 1 semicírculo (a outra extremidade do bolo - cada um com 10 cm de largura.

2. Depois de dividir o bolo redondo em 3 setores, basta fazer os cortes perpendiculares para fazer pedaços otimizados. Aqui, a nossa dica é cortar as fatias na espessura de um dedo (cerca de 1 cm). Após fazer todos os cortes perpendiculares, você terá diversos pedaços otimizados e padronizados, que são ótimos para servir os convidados. Prontinho!

Um bolo redondo de 30 cm de diâmetro, ao ser cortado dessa forma, rende no mínimo 30 pedaços. Mas vale destacar que você pode usar esse método para cortar bolos de diferentes diâmetros e sabores. Para deixar as fatias sempre padronizadas, lembre-se de fazer as duas primeiras linhas retas de forma equidistante (de modo que o bolo fique dividido em três setores de mesma largura) e depois é só fatiar. Não tem erro! A ideia é fazer mais ou menos de acordo com a seguinte ilustração:

Primeiro, você deve fazer cortes paralelos (de preferência equidistantes) no bolo e, depois, fazer novos cortes perpendiculares para tirar fatias mais padronizadas
Primeiro, você deve fazer cortes paralelos (de preferência equidistantes) no bolo e, depois, fazer novos cortes perpendiculares para tirar fatias mais padronizadas

Algumas pessoas gostam de eliminar o primeiro corte, por ter um formato mais arredondado e ser menos apresentável (tendo em mente que o bolo é redondo). No entanto, lembre-se de evitar sempre o desperdício, ok? Caso você opte por não servir os pedaços das bordas por serem arredondados, guarde-os para comer em casa mais tarde!

Método 2: Corte os pedaços a partir do meio

Outra estratégia interessante para cortar bolo redondo de forma padronizada - e ainda facilitar o armazenamento depois - é tirar as fatias a partir do centro e não das bordas. Esse método também é relativamente simples de fazer.

1. Primeiro, você deve fazer um corte reto e central no bolo - dividindo-o ao meio, formando dois semicírculos iguais;

2. Em seguida, faça outro corte paralelo ao primeiro, medindo a distância de 1 cm entre um e outro. Assim, você vai formar uma fatia bem extensa, com 1 cm de largura;

3. Retire essa fatia extensa da parte central do bolo, coloque-a em uma superfície lisa e corte-a em 2 ou mais pedaços. Caso a fatia tenha uma extensão de 50 cm, por exemplo, você pode dividi-la em 5 pedaços bem satisfatórios (com 1 cm de espessura e 10 cm de largura).

4. Caso você não queira cortar mais pedaços, basta unir os dois semicírculos formando um bolo agora menor e, então, use uma fita para envolver o bolo e faça um laço para manter o bolo de pé. Assim, você consegue proteger o recheio e garante que a massa interna não fique ressecada.

5. Para cortar mais pedaços, você deve fazer um corte perpendicular ao primeiro - fazendo, assim, um formato de cruz no bolo. Em seguida, faça mais um corte paralelo a este (também com a distância de 1 cm) e, então, retire mais essa fatia. Agora, o bolo ficará dividido em 4 setores - o processo é semelhante ao ilustrado na foto abaixo:

Para cortar mais fatias do bolo redondo, você deve traçar uma nova linha perpendicular à primeira e, então, tirar os pedaços dessa parte central
Para cortar mais fatias do bolo redondo, você deve traçar uma nova linha perpendicular à primeira e, então, tirar os pedaços dessa parte central

6. Depois de cortar as fatias que deseja, você só precisa aproximar novamente o bolo (que ficará ainda menor) e usar a fita para amarrá-lo e mantê-lo de pé. Para cortar os próximos pedaços, basta seguir o mesmo processo (de ir tirando os pedaços a partir do meio do bolo). Prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais