Limpeza

Aprenda a se livrar das traças e a evitar que a praga volte a aparecer

A lavanda te ajuda a evitar que as traças apareçam nas suas roupas
A lavanda te ajuda a evitar que as traças apareçam nas suas roupas

Pegar uma roupa no armário e encontrar um buraquinho que não estava ali antes, perceber furos nos documentos ou danos nos papéis de parede e estofados são sinais de que a sua casa possui alguns visitantes inconvenientes: as traças. Esses insetos são conhecidos por se alojarem nos guarda-roupas, dispensas, móveis e escritórios.

E o único critério para que as traças comecem a aparecer é que o ambiente seja bem escuro e úmido. Mas se engana quem pensa que se livrar desse problema é complicado. Alguns cuidados simples na arrumação e dicas caseiras podem te ajudar a manter os intrusos bem longe dos seus itens pessoais. Conheça algumas sugestões para acabar com esses invasores de vez:

Se os seus armários já estão com as traças, prepare-se para uma boa faxina

Quando a questão com as traças for identificada, você não precisa se desesperar. A primeira lição para lidar com esse tipo de parasita é entender que os inseticidas tradicionais não serão a melhor escolha para eliminar o problema. O ideal é esvaziar os armários de roupa, dispensas ou estantes e se preparar para faxina. Comece fazendo uma solução caseira que vai eliminar qualquer possibilidade de que as traças voltem após a limpeza.

Em uma panela ferva, por cinco minutos, uma xícara de água com 20 cravos-da-índia. Depois, adicione uma xícara de álcool quando a mistura já estiver em temperatura ambiente e passe tudo para um borrifador, que vai ser responsável por facilitar a aplicação. Agora é só borrifar a solução no seu armário, dispensa ou estante, e também em cada item que vai dentro do espaço. No caso das roupas, faça a limpeza de toda a região, incluindo gavetas, com o inseticida caseiro e depois lave as peças antes de devolvê-las ao guarda-roupa.

Previna o aparecimento dos insetos com lavanda ou naftalina

Já quem deseja prevenir o problema com as traças pode investir em alguns hábitos simples no dia a dia. O primeiro de todos é manter os ambientes sempre limpos, tire um dia a cada duas semanas para dar uma geral em todos os armários da casa. Outra boa dica é colocar os livros e papéis para arejar pelo menos uma vez ao mês.

Pedrinhas de naftalina ou cânfora podem ser colocadas nos armários para evitar o surgimento dos insetos. E quem não gosta do cheiro dessas substâncias, pode optar pela essência de lavanda. O produto retirado dessa planta também ajuda no combate às traças e é uma ótima opção para os guarda-roupas.

Matérias: Limpeza

Ver mais