Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a limpar lixeira e a evitar que ela fique com um cheiro desagradável
Meu Lar 24/06/2020

Aprenda a limpar lixeira e a evitar que ela fique com um cheiro desagradável

Muita gente acaba esquecendo, mas é muito importante lavar as lixeiras da casa com certa frequência. Afinal, o acúmulo de alimentos a longo prazo pode deixar um aroma bem desagradável. Na hora de desinfetar e se livrar do cheiro ruim, por exemplo, você pode usar vinagre branco ou um pouco de bicarbonato de sódio. Bem simples, né? Para te ajudar, nós separamos dicas de como limpar lixeira de forma simples. Confira!

Comece lavando a lixeira com água, sabão e desinfetante

O primeiro passo para limpar a lixeira é bem simples: enxague-a na água corrente (o ideal é fazer isso no tanque da área de serviço) e, então, passe sabão ou detergente, esfregando com uma esponja. Você pode fazer isso com lixeiras de plástico ou de inox – no entanto, tente usar o lado macio da esponja sempre que for lavar as de metal para evitar possíveis riscos na superfície.

Além disso, você também pode passar um desinfetante para eliminar possíveis microrganismos e deixar a lixeira cheirosa. Vale destacar que o ideal é fazer uma limpeza rápida na lixeira sempre que for trocar o saco de lixo – assim, você remove o chorume (líquido gerado pela decomposição de alimentos) e evita o surgimento de insetos.

Remova o cheiro ruim com a ajuda do vinagre branco

A principal dica para deixar a lixeira desinfetada e sem cheiro ruim é apostar no vinagre branco. Esse produto tem inúmeras utilidades na cozinha – dentre elas, o papel importante de auxiliar na limpeza de recipientes de vidro e plástico. Após lavar a lixeira com sabão, você pode colocar um pouco de vinagre em uma flanela e, então, esfregar bem toda a parte interna e externa. O vinagre ajuda a eliminar o cheiro de comida e possíveis microrganismos que ficam na lixeira. Em seguida, lave o recipiente novamente com sabão para tirar o cheiro forte do vinagre e prontinho!

Bicarbonato de sódio também funciona como grande aliado

Outra forma simples de remover o cheiro desagradável da lixeira é usando uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água. Coloque 1 xícara de água, ¼ de xícara de bicarbonato, misture com uma colher e pronto! Com uma flanela ou esponja, esfregue essa mistura na por toda a lixeira – principalmente na parte de dentro, que fica com um cheiro mais forte de lixo – e, depois, basta lavar o recipiente normalmente com água e sabão.

Obs.: Vale destacar que o ideal é lavar as lixeiras da casa de forma mais caprichada pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias. A da cozinha, por exemplo, costuma atrair muitos insetos (por conta dos resíduos de comida que são descartados) e, por isso, precisa ser lavada com bastante frequência.