Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a fazer macarrão de palmito pupunha e inove no almoço de domingo
Guia Culinário 17/11/2021

Aprenda a fazer macarrão de palmito pupunha e inove no almoço de domingo

Domingo é o dia perfeito para reunir a família ao redor da mesa e aproveitar o almoço. Um dos pratos mais populares para essa ocasião é a macarronada, que além de muito saborosa, ainda é bem fácil de preparar. Hoje você vai conhecer uma sugestão para surpreender a todos nesse momento: o macarrão de pupunha.

O palmito pupunha é o mais comum de ser encontrado no mercado e também o que tem a produção mais sustentável dentre os tipos de palmito. Com sabor bem agradável e uma consistência única, ao mesmo tempo fibrosa e macia, a pupunha pode ser servida tanto crua quanto cozida. Para fazer o espaguete de pupunha, a dica é utilizar o Palmito de pupunha inteiro Qualitá.

Espaguete de pupunha: segredo do prato está no corte das lâminas de pupunha

O principal truque para fazer um bom macarrão de palmito pupunha é fazer com que ele se pareça ao máximo com uma massa tradicional no que diz respeito ao formato. A boa notícia é que não é nada difícil conseguir esse efeito. Em primeiro lugar, escolha uma faca bem afiada, o que vai te dar mais eficiência ao cortar. Em seguida, posicione cada pedaço de pupunha em pé sobre uma tábua de cozinha. Corte lâminas de aproximadamente meio centímetro no sentido do comprimento. Depois, posicione as lâminas horizontalmente sobre a tábua e corte tirinhas bem finas também. Você pode empilhar as lâminas uma sobre a outra e cortar todas de uma vez. Só tenha cuidado para manter sempre a mesma espessura: isso faz toda a diferença na apresentação do prato!

Receita com palmito pupunha cozinha quase instantaneamente

Diferente das massas tradicionais, o macarrão de palmito pupunha precisa de muito pouco tempo de cozimento para ficar pronto. Leve ao fogo uma panela média com água e sal. Quando atingir fervura, adicione as tirinhas de palmito pupunha e conte 30 segundos. Prontinho! Agora reserve o macarrão de palmito pupunha e um pouquinho da água do seu cozimento para a etapa seguinte.

Macarrão de pupunha fica perfeito com molho de tomate

É o molho que vai transformar as tirinhas de pupunha em uma verdadeira macarronada! Suave e levemente adocicado, o ingrediente combina muito bem com o molho de tomate clássico. Para aproveitar a pegada mais saudável do prato, você pode fazer uma versão bem natural desse molho:

Ingredientes

5 Tomates para molho Qualitá
1 colher (chá) de Alho picado sem sal Qualitá
1 colher (sopa) de Cebola picada com sal Qualitá
½ xícara de Azeite de Oliva Extra Virgem Qualitá
Sal e Pimenta do reino em pó Qualitá

Como fazer: Em uma panela, adicione o azeite, o alho e a cebola e frite até dourar. Adicione os tomates cortados em pedaços pequenos e um pouco da água do cozimento do palmito pupunha e deixe que o molho incorpore. Em seguida, acerte o sal e tempere com a pimenta do reino. Por fim, adicione o macarrão de pupunha, misturando ao molho.

Macarrão pupunha ao molho pesto é mais uma opção que fica pronta rapidinho

O molho pesto é tão sofisticado no sabor que mal dá para acreditar que seu modo de fazer é tão simples! Essa é uma das receitas com pupunha perfeitas para impressionar os convidados mesmo nos dias em que mal sobra tempo para cozinhar. Você pode fazer o molho da forma tradicional, com manjericão, ou utilizar outras verduras escuras – como a couve manteiga – em substituição. Veja como fazer:

Ingredientes

½ xícara de manjericão fresco ou couve manteiga Qualitá
½ xícara de Azeite de Oliva Extra Virgem Qualitá
¼ de xícara de Nozes sem casca Qualitá
1 colher (chá) de Alho picado sem sal Qualitá
Sal e Pimenta do reino em pó Qualitá

Como fazer: Misture o alho, o sal, as folhas, as nozes e o azeite, seguindo essa ordem e utilizando um pilão ou mixer. Tempere com a pimenta e misture ao macarrão de pupunha. Na hora de servir, decore o prato com Queijo tipo grana em lascas Qualitá. Bom apetite!