Organização

Aprenda a deixar os livros livres de poeira por mais tempo e a evitar que o papel sofra com manchas e cupins

O modo como você limpa e organiza seus livros faz com que eles pareçam novos por muito mais tempo
O modo como você limpa e organiza seus livros faz com que eles pareçam novos por muito mais tempo

Se você é um viciado em livros provavelmente tem aquela preocupação em mantê-los sempre bem conservados. Mas você sabia que técnicas simples podem te ajudar na hora de garantir a durabilidade dos seus tão amados exemplares? Com alguns cuidados as manchas e pragas vão virar um pesadelo do passado e nunca mais vão tomar conta da sua coleção. Quer saber como não correr o risco de perder algum livro? Se liga nas nossas táticas infalíveis:

Como limpar os livros usados

Se você é do tipo que gosta de comprar livros usados tome cuidado com a poeira. Eles até podem ser são um ótimo investimento ou achado, mas precisam de um carinho especial. Antes de incluir um desses na sua coleção, dê uma folheada para higienizá-lo. Além disso, passe uma flanela de microfibra seca para tirar a poeira.

Uma dica interessante é separar o material de limpeza para tirar o pó dos seus livros, porque dessa forma você não corre o risco de, ao invés de limpar, estragar algumas páginas por conta da sujeira de outros objetos. No caso dos que têm capas mais durinhas você pode passar um pano umedecido com álcool em gel para tirar o mofo e o cheiro de guardado.

Pastilhas de cânfora ajudam a prevenir traças

Para conservar seus livros, é fundamental manter o local onde eles estão guardados bem arejado, seco e sem incidência direta de luz. E se o objetivo é se livrar das traças, saiba que a dica é apostar em pastilhas de cânfora. Outros ingredientes também exercem bem esse papel, como naftalina, cravo da índia, folhas de louro e até grãos de pimenta. Embora todos esses itens sejam bem eficazes, é bom lembrar que é preciso trocá-los mensalmente.

Qual é o melhor jeito de guardar os livros?

O modo como você guarda os seus livros é um fator fundamental para fazer ele durar mais tempo, sabia? Muita gente comete o erro de deixar os exemplares deitados na diagonal na estante, mas isso não é bom, porque eles podem ficar deformados. Deitados na horizontal também não é recomendado, já que algumas capas acabam ficando marcadas. O ideal mesmo é manter todos guardados na vertical, da mesma maneira que é feito nas livrarias.

Não deixe objetos dentro do livro

Esquecer objetos dentro dos livros é bem comum. Mas tome cuidado para que ele não seja uma caneta ou algo de metal, como clipes e marcador de página. Isso porque a tinta pode estourar e o metal enferrujar com o tempo, o que vai acabar manchando as páginas do seu amado exemplar.

Aprenda a tirar manchas dos livros

Com o tempo, é normal que apareçam manchas nas suas páginas. Sem falar que você também não está livre dos acidentes que podem piorar ainda mais a situação. Se isso acontecer não se desespere: manchas podem ser removidas facilmente. Se ela aparecer na lateral, pegue uma lixa fininha e raspe a área afetada. Já para as de mofo, passe um pano com vinagre e em seguida algodão seco. Esses truques são bem eficazes. Só tome cuidado para não colocar líquido demais e fazer as páginas grudarem ou enrugarem.

Como eliminar o pó acumulado nos cantinhos do livro

Por mais que você limpe seus livros com frequência, sempre tem aquele pó que fica acumulado nos cantinhos. Essa sujeira não sai nem com flanela nem com aspirador, não adianta insistir. Para eliminá-lo, utilize uma escova de cerdas macias. Elas são ótimas para varrer essa poeira que custa a sair.

Dicas para eliminar cupins dos livros

Estantes de madeira fazem a alegria dos cupins. Por isso, elas precisam ser bem tratadas para que os livros não sofram com a destruição desses insetos. Mas se a praga surgir não permita que ela tome conta das páginas dos seus exemplares! Para evitar esse problema, passe uma trincha - aquele pincel grosso - em cada folha para tirar toda a sujeira.

Outra técnica interessante é congelar o livro - sim, foi isso mesmo que você leu. Se quiser seguir essa tática o primeiro passo é embrulhar o exemplar com um saco plástico e lacrar ele bem, o suficiente para deixar o mínimo possível de ar. Depois, deixe no congelador por 15 dias. Em seguida, espere dois dias para descongelar. No final do processo, seu livro estará livre dos insetos.

Matérias: Organização

Ver mais