Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a clarear o cadarço dos sapatos
Cuide Bem 26/02/2019

Aprenda a clarear o cadarço dos sapatos

Limpar o tênis todo mundo lembra, né? Mas o que dizer em relação ao cadarço? Afinal, por mais que você tenha seguido um minucioso passo a passo para que o calçado ficasse como novo, se a parte de amarrar está suja ele fica logo com aquele carinha de desleixo. Mas fica tranquilo, que esse não precisa ser o seu caso. Quer aprender como clarear o cadarço dos sapatos? Então siga as nossas dicas!

Como limpar cadarço branco

Para não errar na limpeza do cadarço do sapato não esqueça de lavá-lo à parte. Afinal, se ele estiver preso no tênis ou na bota, por exemplo, é bem capaz que algumas partes não recebam a lavagem adequada – se você pensou nas “voltinhas” dos furinhos é aí mesmo que elas vão continuar encardidas! Por isso, retire essa parte do calçado e se livre do seu excesso de sujeira com uma escova de cerdas macias, já que as grossas podem danificar o material.

Existem alguns truques para clarear o cadarço branco, e não, você não pensou errado se a água sanitária veio logo à mente. Tudo bem que ela é um produto abrasivo e que seu uso deve ser evitado em roupas, mas o cadarço é bem grossinho, então se você utilizar a quantidade adequada dificilmente sofrerá com algum desgaste. Por isso, siga a seguinte proporção: a cada litro de água despeje uma colher de água sanitária. Como o cadarço é branco, ele pode ficar lá de molho por uns 10 minutos. Para evitar que ele flutue o ideal é colocar alguns pesinhos que você saiba que não vão ser corroídos pelo produto.

Quando acabar retire o excesso do produto com água – usando sempre uma luva para a água sanitária não irritar a sua pele. Se achar que ainda está com algumas manchinhas esfregue sabão com a ajuda da escova de cerdas macias. Também tem quem goste de colocar o cadarço em um saco para lavar roupa – aquele que vem com furinhos – para bater com outras peças. Se esse for o seu caso, apenas tenha certeza que não há mais nenhum resquício de água sanitária, porque o produto pode acabar manchando as suas roupas (mesmo que elas sejam brancas) ou deixando-as levemente corroídas. Na hora de botar pra bater, é só usar sabão em pó e amaciante normalmente. Depois coloque para secar em um varal e pronto! Fácil, não?

Use detergente para lavar cadarço colorido

No caso do cadarço colorido não dá para usar água sanitária, já que isso apenas iria desbotar o material. Nesse caso, o que fazer? Bem, o truque está no detergente! Em um pequeno recipiente, dilua uma boa quantidade do desengordurante na água e deixe o cadarço lá por alguns minutos. Sim, é exatamente o que você fez com o que era branco, a diferença é que o produto usado é outro.

Depois, com uma escovinha – que também deve ser banhada na mistura -, esfregue bem toda a área do cadarço. Não se esqueça de fazer o mesmo do outro lado e dar um enfoque maior nas áreas que estiverem manchadas. Então é só enxaguar e colocar para secar. Essa dica também pode ser aplicada com cadarço branco, caso você queira evitar o uso da água sanitária. O mais importante é lembrar que na hora de secar eles devem ser pendurados em um varal, e nunca na secadora, porque ela pode danificar o material.

Veja mais