Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a aumentar a vida útil das suas coisas através da organização
Meu Lar 19/12/2018

Aprenda a aumentar a vida útil das suas coisas através da organização

Muita gente acaba não se dando conta, mas a organização é importante para a casa em diversos aspectos: tudo fica mais bonito, mais fácil de limpar e os objetos ficam mais acessíveis (você não precisa se desdobrar para encontrar determinada coisa, por exemplo). Mas a melhor parte é que, quando organizamos tudo da maneira certa, os produtos também duram mais tempo. Para te ajudar nesse quesito, a gente separou alguns pontos que comprovam como a organização ajuda, sim, a aumentar a vida útil dos objetos. Dá uma conferida!

Armazene os produtos de limpeza nos locais certos

Se tem algo que influencia na vida útil dos produtos de limpeza, com certeza é o seu modo de armazenamento e organização. Isso porque alguns componentes não reagem bem à presença excessiva de calor ou umidade, por exemplo. Por isso, é fundamental organizar os produtos e garantir que eles não fiquem em um meio inadequado. Uma boa dica para isso é usar caixas e cestos de plástico que funcionam como divisores: você pode colocar os detergentes em um compartimento, sabão em pó e amaciantes em outro e assim por diante. Uma área de serviço bem organizada faz total diferença no dia a dia – não só para garantir que os produtos fiquem bem armazenados, mas também para facilitar o seu trabalho!

Com organização, também é possível aumentar a vida útil dos ingredientes de cozinha

A cozinha é outro cômodo que precisa de muita organização, principalmente no que diz respeito à arrumação dos alimentos (verduras, legumes, frutas, industrializados etc.). Por isso, o mais indicado é organizar e garantir que tudo fique devidamente armazenado. Frutas como o morango, pêssego, mangas maduras e abacaxis devem ser guardadas dentro da geladeira. Isso porque a temperatura baixa ajuda a aumentar a vida útil (garante que nenhuma delas estrague).

A nossa dica é separar uma única gaveta para colocar todas as frutas – de preferência, separadas dentro de sacolas plásticas ou potinhos. Já as bananas, maçãs e peras, por outro lado, podem ficar em uma fruteira do lado de fora. Só é necessário colocá-las na geladeira quando elas estão cortadas em pedaços. Nesse caso, é só organizá-las em potes individuais para comer mais tarde – bem simples, né?

Você também precisa tomar cuidado com o guarda-roupa

Quando se trata de blusas, shorts, calças, vestidos e outros objetos pessoais, a organização também deve ser levada muito a sério. Isso porque as roupas duram muito mais quando são guardadas da maneira certa: é importante dobrá-las e colocar tudo dentro do armário, cômoda ou até mesmo no baú da cama. Uma boa dica é enrolar as peças em tubinhos, para otimizar espaço e também garantir organização (assim, você também consegue visualizar todas na hora de escolher).

Além disso, deixe os vestidos e as calças preferencialmente pendurados em cabides, dentro do armário – assim, nenhuma peça vai amassar e já vai estar pronta para o uso. Se as roupas ficarem emaranhadas (com zero organização!), elas podem atrair traças e sujeiras. Por isso, tente manter tudo organizado para garantir durabilidade às peças!

Veja mais