Economia do lar

Amido de milho: tire 5 dúvidas sobre esse ingrediente

  
 
 
       
 O amido de milho tem uma textura bem fina, mas serve para engrossar os preparos.
O amido de milho tem uma textura bem fina, mas serve para engrossar os preparos.

Você provavelmente já se deparou com o amido de milho em alguma receita. Presente no preparo dos mais diversos pratos, ele é um ingrediente curinga que pode ser utilizado de diferentes formas. Com o amido de milho você pode preparar receitas doces ou salgadas, como molhos, manjar, bolos e muito mais. Por isso, ele é indispensável na cozinha e vale a pena sempre ter um pacotinho na sua despensa. Para você conhecer melhor o ingrediente e adicioná-lo às suas receitas, respondemos 5 dúvidas comuns sobre ele. Dá uma conferida!

O que é amido de milho?

Como o próprio nome diz, o amido de milho é um ingrediente derivado do milho. Ele é um tipo de farinha bem fininha sem cheiro e sem sabor que, em contato com a água, ganha uma consistência gelatinosa, muito usada para engrossar molhos. Sua matéria prima é retirada da endosperma, uma camada interna do grão de milho que possui alto teor de amido.

Para que serve amido de milho?

O amido de milho é um espessante muito usado na culinária, com ele você pode dar liga a massas, deixar o bolo mais fofinho e muito mais. O amido de milho confere uma consistência cremosa e aveludada aos molhos e cremes, sem alterar seu sabor. O ingrediente também pode ser usado para conferir mais firmeza aos pudins e manjares, por exemplo. O amido de milho também é perfeito para fazer um mingau super cremoso.

O segredo para utilizar o amido de milho nas receitas é a temperatura. Primeiro ele deve ser dissolvido em líquidos frios ou em temperatura ambiente. A ação de espessamento acontece quando essa solução é aquecida.

Amido de milho tem glúten?

O amido de milho não tem glúten e é um alimento seguro para celíacos. Ou seja, pessoas que têm alergia ao glúten - uma substância encontrada em cereais como o trigo, a aveia e seus derivados - podem consumir amido de milho sem medo. Na hora de substituir a farinha de trigo por amido de milho com a intenção de deixar o prato mais consistente, o truque é reduzir a proporção pela metade. Ou seja: se a receita pede 100g de farinha, bastam 50g de amido de milho para conseguir o mesmo efeito.

Como fazer mingau de amido de milho?

O mingau de amido de milho é uma das receitas mais fáceis que existem. Para prepará-lo, você precisa de apenas 3 ingredientes: 2 xícaras de chá de Leite Integral Qualitá, 4 colheres de sopa amido de milho Qualitá e 1 colher de açúcar Qualitá. Com o fogo ainda apagado, misture o açúcar e o amido com uma xícara de leite em uma panela. Ligue o fogo baixo e comece a mexer, juntando o restante do leite aos poucos. Continue mexendo sem parar, até que o mingau comece a ferver e engrossar. Quando alcançar a cremosidade desejada, desligue o fogo e sirva. Você pode polvilhar um pouco de canela para dar um toque final.

Posso substituir liga neutra por amido de milho?

A liga neutra é um estabilizante comercializado pronto e muito usado para conferir consistência a sorvetes e sobremesas. Ela geralmente é feita com gomas, como a fécula de batata e goma guar, que são misturadas a outros ingredientes e vendidas em supermercados e lojas de confeitaria. O amido de milho pode substituir este estabilizante tranquilamente em receitas, basta seguir o passo a passo corretamente para fazer uma liga neutra caseira: Misture 3 colheres de sopa de amido de milho Qualitá com 5 colheres de sopa de água e colocá-los em uma panela ao fogo. Misture em fogo baixo até que se forme uma massa em textura consistente. Espere esfriar até que a massa fique firme, pegue uma porção já fria, amasse até ficar bem consistente e esfarele até formar um pó. Agora é só adicionar à sua receita!

Matérias: Economia do lar

Ver mais