Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Amêndoa: 3 ideias para usá-la como ingrediente principal
Guia Culinário 09/03/2022

Amêndoa: 3 ideias para usá-la como ingrediente principal

A amêndoa é o tipo de ingrediente que é visto com maior frequência em festas de fim de ano ou na Páscoa. Apesar disso, a oleaginosa é uma ótima opção para quem quer enriquecer o cardápio de forma simples ao longo do ano. Por exemplo, servir amêndoa crua como entrada para uma refeição é possível, mas que tal usá-la como ingrediente principal nos preparos? Veja agora receitas com amêndoas para fazer em casa e incrementar os pratos.

1. Arroz com amêndoas é ótima opção para almoço de domingo

O arroz com amêndoas laminadas é um preparo simples, mas que apresenta um gosto bem diferente do arroz soltinho tradicional. Apesar de ser um ingrediente de sabor equilibrado, a amêndoa ganha destaque no prato e conquista o paladar de quem experimenta a receita. E ainda é prático de fazer, olha só:

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de amêndoa laminada Qualitá;
  • 2 xícaras de chá de arroz branco Qualitá;
  • 2 colheres de sopa de Alho e cebolas picados Qualitá;
  • Sal a gosto;
  • Azeite de Oliva Extra Virgem Qualitá ou Óleo de soja Qualitá para refogar;
  • Manteiga com sal Qualitá para fritar.

O preparo do arroz é o padrão. Lave os grãos até a água sair completamente transparente. Em seguida, refogue alho e cebola com azeite ou óleo de sua preferência e cozinhe os grãos de arroz por alguns minutos. Em seguida, preencha a panela com água quente e adicione o sal. Tampe a panela assim que ferver e aguarde completar o cozimento e toda a água evaporar.

Com as amêndoas laminadas da Qualitá, você só vai precisar dourá-las um pouco antes de acrescentar o ingrediente ao arroz. Aqueça uma porção pequena de manteiga em uma frigideira e frite as amêndoas. Em seguida, misture-as ao arroz pronto e sirva quente. Você também pode decorar o preparo com ervas finas.

2. Pão de amêndoas caseiro incrementa café da manhã de forma saudável

Pães caseiros costumam fazer muito sucesso, ainda mais as versões saudáveis da receita, né? Por esse motivo, o pão de amêndoas vai fazer toda a diferença no café da manhã. Sem glúten nem lactose, o preparo é ideal para quem sofre com intolerância a alguma das substâncias. Sem contar o sabor incrível, que combina com ovo e manteiga para rechear. Veja como fazer:

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá de amêndoa sem casca Qualitá;
  • ¾ de xícara de chá de polvilho doce Qualitá;
  • ½ de xícara de chá de farinha de linhaça dourada;
  • 4 ovos brancos Qualitá;
  • 1 colher de chá de sal refinado Qualitá;
  • 1 colher de chá de açúcar demerara Qualitá;
  • 1 colher de sopa de fermento para pão.

O primeiro passo é triturar as amêndoas no liquidificador para formar uma farinha. Então, misture-a com farinha de linhaça, polvilho, açúcar, sal e fermento em uma tigela e reserve. Bata os ovos no liquidificador por aproximadamente 5 minutos e logo acrescente a mistura reservada ao preparo. Bata até uniformizar.

Para assar, transfira a massa para uma forma de pão untada e leve ao forno preaquecido em temperatura máxima por 5 minutos. Depois, reduza para 200 graus e deixe assar por cerca de 30 minutos. Cheque se o pão de amêndoas está cozido o suficiente com o auxílio de um palito ou garfo. Quando pronto, retire do forno e aproveite com café e recheio de sua preferência.

3. Creme de amêndoas pode ser usado para lanche da tarde e aperitivos noturnos

Está aí uma opção leve para quem quer aproveitar o lanche da tarde com muito sabor ou até curtir uns petiscos com os amigos à noite. Você pode servir o creme com pão árabe, torradas caseiras e kibe. A pasta de amêndoas também é indicada para receitas salgadas, como estrogonofe e peixes, e até sobremesas, como a torta de uvas verdes com amêndoas. Acompanhe as instruções:

Você só vai precisar de:

  • 2 xícaras de chá de amêndoa torrada e salgada Qualitá.

Simples como parece, basta triturar as amêndoas torradas no liquidificador ou processador e aguardar até que a pasta se forme. O alimento vai liberar óleo aos poucos conforme é triturado, e o creme de amêndoas vai tomando forma.

Caso queira usar amêndoas cruas, lembre-se de torrá-las antes de iniciar o preparo. Agora, se você quiser uma opção menos salgada, opte por usar a amêndoa sem casca da Qualitá. Assim, você utiliza a quantidade de sal que desejar para dar mais sabor ao preparo.