Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Amaciante faz diferença? Aprenda a usar esse produto em suas roupas
Cuide Bem 11/10/2021

Amaciante faz diferença? Aprenda a usar esse produto em suas roupas

Sabe aquela sensação de roupa bem macia e cheirosa depois da lavagem? Na maioria das vezes, esse efeito ocorre por conta do amaciante – produto que alinha as fibras do tecido e as protege contra a ação da máquina de lavar. Mas você sabia que nem todas as roupas podem ser lavadas com amaciante? Pois é! A toalha de banho, por exemplo, pode ficar mais seca e até perder sua capacidade de absorção caso seja sempre lavada com amaciante. Por isso, ela deve ser preferencialmente lavada apenas com água, sabão e vinagre branco.

A boa notícia é que, na maioria dos casos, o amaciante (concentrado, clássico ou de bebê) ajuda sim a preservar a cor, a forma e a maciez das peças. Por isso, ele é considerado um produto indispensável para qualquer lavanderia. Quer aprender como usar amaciante da forma correta? É só continuar lendo!

Como usar amaciante de roupa sem cometer erros?

Antes de tudo, é importante destacar que o amaciante deve ser usado sempre com cautela e seguindo determinados truques. Não é indicado, por exemplo, despejar o produto direto nas roupas – pois isso pode causar manchas definitivas e até ressecar o tecido com o tempo. Siga as nossas instruções que não tem erro:

Na máquina de lavar

Quando se trata de lavar as roupas na máquina, escolher o momento certo para adicionar o amaciante é uma das partes mais importantes. Aqui, o mais indicado é esperar a primeira fase da lavagem acabar. Quando a lavadora começar a encher novamente, despeje o amaciante no dispenser (compartimento) específico para o produto. Nunca despeje o amaciante direto nas roupas, ok?

Vale destacar que, para acertar na quantidade de amaciante, o ideal é ler o rótulo da embalagem – que vem com as instruções certinhas para a lavagem. De um modo geral, 1 tampa cheia de amaciante costuma servir para lavar 10 kg de roupa. Por isso, você pode usar a tampinha da embalagem como medida.

Caso a sua máquina de lavar não tenha um dispenser próprio para colocar o amaciante, você não precisa deixar de usá-lo, ok? Nesse caso, dilua o produto em um pouco de água e despeje na máquina (preferencialmente no último ciclo de enxágue)

No tanque

Para lavar roupas mais delicadas – como sutiãs, calcinhas, peças rendadas, de seda, tricô etc. -, o ideal é evitar a máquina e usar o tanque. Nesse caso, você também pode recorrer ao amaciante para deixar as roupas bem macias e perfumadas.

Após lavar normalmente com sabão, encha o tanque (ou um balde) com água e dilua o amaciante. Misture com a mão, despeje as roupas e agite suavemente com a mão. Se julgar necessário, você pode deixar de molho por no máximo 15 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem as peças e as estenda no varal.

Amaciante: como escolher o tipo certo?

Além de saber a quantidade de amaciante e também o momento certo de utilizá-lo, vale a pena conhecer os diferentes tipos – tradicional, concentrado e de bebê – para escolher o melhor amaciante de acordo com a lavagem. Confira as principais diferenças entre eles:

Amaciante concentrado rende mais lavagens

Para ter um melhor custo x benefício na hora de lavar as roupas, o amaciante concentrado é bastante indicado. Embora ele seja mais caro que o tradicional, ele tem um rendimento muito superior – em média, 1 tampinha desse amaciante equivale a 4 do amaciante comum. Isso porque a sua fórmula é mais concentrada: possui mais ativos do que água e é mais perfumada. Na hora de usar esse tipo de amaciante, é necessário conferir as instruções presentes no rótulo, pois ele precisa ser geralmente diluído antes de aplicado nas roupas.

Amaciante clássico é mais prático para o dia a dia

Esse tipo de amaciante costuma ser o mais utilizado, pois garante mais praticidade na lavagem. Ele já vem diluído em água (é mais líquido que o amaciante concentrado) e tem um perfume mais suave. Nesse caso, as instruções de uso tendem a ser mais simples: você só precisa despejar o amaciante no dispenser da máquina ou no balde para enxaguar as roupas. Ainda assim, não deixe de verificar as informações presentes na embalagem para se certificar de que está usando a quantidade certa de produto, ok?

Amaciante para bebê é neutro e bem mais suave

O amaciante para roupa de bebê se diferencia por ser bem mais neutro e suave que os demais, tem um perfume menos intenso e possui ativos bem menos agressivos em sua composição. Ele é bastante indicado para quem tem alergia ou pele sensível, pois deixa um aroma bem mais suave nas peças.