Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alumínio, inox, vidro ou cerâmica? Conheça os principais tipos de panela e suas vantagens e desvantagens
Guia Culinário 22/08/2019

Alumínio, inox, vidro ou cerâmica? Conheça os principais tipos de panela e suas vantagens e desvantagens

Não dá pra pensar em casa sem pensar nelas. As panelas são itens essenciais na cozinha e muitas vezes vêm carregadas de apego e carinho de seus donos e donas, que as consideram quase como da família. Isso por que eles sabem o quanto é difícil escolher as panelas ideias para usar no dia a dia e como elas são importantes na hora do preparo das refeições. Não sabe nada sobre a variedade e funcionalidade desses equipamentos e não quer dar um vexame na hora de comprar aquele jogo para a sua casa? Então se liga nessas dicas sobre os principais tipos de panelas:

Alumínio x alumínio antiaderente

A panela de alumínio puro é a mais barata do mercado. Ela pode durar muito se bem conservada, e tem a vantagem de preparar os alimentos com maior rapidez, uma vez que o calor se dissipa melhor e com mais velocidade nesse material. Não costuma grudar e é boa para frituras em geral, doces e refeições cotidianas, como arroz. Desvantagem: o alumínio pode soltar resíduos na comida e, dependendo da proporção, causar intoxicação. Essas panelas também são pouco resistentes à queda, podendo amassar e perder a forma com facilidade.

a panela de alumínio antiaderente possui revestimento que impede que qualquer alimento grude em sua superfície. Por causa disso, ela é boa para preparar praticamente qualquer alimento, principalmente frituras e grelhados, além de ter uma boa durabilidade. A desvantagem é que ela necessita maiores cuidados na hora de lavar, com esponjas macias ou de outros materiais, para não correr o risco de perder a antiaderência.

Aço inox tem boa resistência

Esse tipo de panela é muito resistente e possui excelente durabilidade. Ela é ótima para preparar diversos alimentos e é umas das preferidas de muitos que fazem chás de panela por serem bonitas, de boa qualidade e de fácil limpeza. É perfeita para preparar alimentos que têm alto tempo de cozimento, como carnes suínas. Esse tipo de panela só não é aconselhável em frituras, pois dissipa o calor muito rapidamente e acaba queimando os alimentos. Outra desvantagem é que, como no geral essas panelas costumam ter fundo triplo, são muito pesadas quando cheias, esquentam com muita rapidez e não são antiaderentes, o que faz com que a comida grude no fundo dependendo do alimento.

Vidro: atóxica e durável

As panelas de vidro são muito desejadas por serem atóxicas e não soltarem nenhum tipo de resíduo. O vidro também não pega nenhum cheiro ou gosto, e suas panelas são fáceis de lavar e aquecem rápido. As desvantagens são o preço – que não é muito acessível -, o risco de queimar pela distribuição de calor e o fato de serem excessivamente pesadas, principalmente quando estão cheias.

Cerâmica é boa para preparar sopas

Queridinhas nos chás de panela, as de cerâmica são muito bem vistas por sua durabilidade, qualidade e beleza. São boas para o preparo de comidas no dia a dia, mas sua especialidade são alimentos de cozimento mais longo e gradual (como as carnes suínas), caldos com carnes e sopas. Também são muito resistentes, não amassam com facilidade e têm designs diversos. Sua desvantagem de fato é o preço, que não é baixo, e o cuidado que se deve ter ao higienizá-la.