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Almoço rápido: 6 dicas práticas para agilizar a refeição

Para fazer um almoço rápido e fácil, uma boa dica é fazer saladas geladas (como a de macarrão com maionese) e congelar marmitas para a semana
Para fazer um almoço rápido e fácil, uma boa dica é fazer saladas geladas (como a de macarrão com maionese) e congelar marmitas para a semana

Sabe quando você não tem muito tempo para ficar na cozinha e precisa fazer um almoço rápido? Existem diversas formas de acelerar o preparo - desde a hora de escolher a receita até cortar os ingredientes e cozinhar -, bem como panelas e utensílios que podem ser bem úteis. Para te ajudar, nós separamos dicas práticas de como fazer um almoço rápido e fácil para os dias mais corridos. Dá uma olhada!

1. Utilize panela de pressão para fazer um almoço rápido e fácil

A primeira dica para quem não quer gastar muito tempo cozinhando é recorrer à panela de pressão. Ela não serve apenas para fazer feijão e carnes - também pode ser útil para preparar caldos, legumes e até mesmo risotos em poucos minutos. Por isso, ela é perfeita para quem gosta de praticidade.

Você sabia, por exemplo, que é possível fazer uma receita de risoto de cenoura e abobrinha em até 3 minutos? Confira a nossa sugestão para agilizar no preparo e ter um almoço rápido e bem saboroso:

Risoto de 3 minutos

Em uma panela de pressão, coloque um fio de azeite, refogue 1 cebola cortada em cubos com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Quando ela ficar transparente, adicione 1 cenoura ralada e ½ abobrinha picada. Refogue mais um pouco.

Adicione 1 talo de salsão picado e mexa mais um pouco. Em seguida, junte 2 xícaras de arroz arbóreo, mais um pouco de sal e, então, despeje ½ xícara de vinho branco.

Misture até evaporar todo o líquido e, então, adicione 4 xícaras de água. Tampe a panela e, quando pegar pressão (começar a chiar) é só marcar 3 minutos.

No final, abra a panela e incremente o risoto com um pouco de requeijão e queijo ralado. Misture para o prato ficar bem cremoso e prontinho!

2. Saladas são receitas rápidas para almoço

Quando se trata de otimizar tempo, outra ótima dica é apostar nas saladas. Para que o prato fique bem completo em termos nutricionais, o ideal é usar diferentes folhas (como rúcula, alface e agrião), tomate picado, hortaliças raladas (como cenoura e beterraba) e ainda castanhas e sementes.

Você também pode cozinhar grão-de-bico na panela de pressão e depois adicionar à salada verde. Prepare um filé de frango na frigideira ou airfryer e junte à salada no final. Assim, é possível garantir uma boa fonte de proteínas. Esse tipo de almoço é bem mais leve e pode ser uma ótima opção para quem quer preparar algo mais rápido.

3. Recorra à airfryer para fazer um almoço rápido e simples

Assim como a panela de pressão, a airfryer (fritadeira elétrica) é outro utensílio de cozinha que ajuda bastante a agilizar o preparo das comidas. Ela é ótima para preparar batata e aipim congelados, carnes temperadas, nuggets, legumes e diferentes alimentos empanados. A melhor parte é que a refeição fica pronta em menos tempo e você nem precisa utilizar óleo - a fritura já fica bem sequinha e crocante.

4. Almoço rápido e prático: deixe marmitas congeladas para o dia a dia

Você já pensou em deixar marmitas congeladas no freezer para ir comendo durante a semana. O ideal é que você planeje o cardápio da semana e já monte as quentinhas em potes herméticos de vidro para congelar. Você pode preparar frango assado com legumes, por exemplo, adicionar arroz, feijão e o que mais desejar. Arrume as marmitas e, quando for comer, é só esquentar no micro-ondas.

Outra dica interessante é já pensar em pratos gelados que ficam conservados na geladeira por mais tempo. A maionese de macarrão, por exemplo, pode ser incrementada com milho, ervilhas, presunto em diferentes temperos. Prepare uma quantidade maior e armazene na geladeira para ir comendo durante a semana.

5. Opte por uma receita de almoço rápido com ovos e ingredientes simples

Na pressa do dia a dia, fazer uma receita de almoço rápido com ovos é sempre uma boa opção. Você pode preparar uma omelete com cebola, tomate e queijo e até mesmo incrementar com atum. Esse prato é bem nutritivo, rápido de preparar e funciona como refeição prática para quem não gosta de passar muito tempo na cozinha.

6. Que tal comprar comidas semiprontas para não perder tempo na cozinha?

Outra ótima dica para preparar um almoço rápido sem precisar ter muito trabalho é apostar em comidas que já vêm semiprontas. A Qualitá, por exemplo, tem versões de farofa tradicional, apimentada e até de sabor bacon que já vêm prontas, basta colocar no prato! Você também pode experimentar a torta de frango com requeijão Qualitá que é bem recheada e tem uma massa deliciosa, basta assar por uns minutos no forno.

Não se esqueça também das lasanhas congeladas que são bem práticas para dias corridos e ficam de dar água na boca. No final, aposte em uma sobremesa simples, como goiabada ou até mesmo o doce de abóbora com coco Qualitá, que pode ser comido na colher. Assim, dá para economizar bastante tempo na cozinha!

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