Organização

Almoço de Páscoa barato e gostoso: 5 ideias do que servir sem gastar muito dinheiro

Para ter um almoço de Páscoa barato e bem saboroso, uma boa dica é preparar bolinhos de bacalhau
Para ter um almoço de Páscoa barato e bem saboroso, uma boa dica é preparar bolinhos de bacalhau

Comemorar a Páscoa em família é sempre gostoso, não é mesmo? E, para reunir todas as pessoas que você ama, nada melhor que um almoço caprichado. Receitas com peixe, por exemplo, são ótimas para servir na Sexta-feira Santa e fazem bastante sucesso. Para te ajudar a preparar um almoço de Páscoa barato e saboroso, nós separamos 5 sugestões de pratos que rendem bem e são simples de fazer. Confira!

1. Sirva bolinho de bacalhau como aperitivo

Que tal servir bolinhos de bacalhau como aperitivo durante o feriado da Páscoa? Para preparar esse tira gosto, a nossa sugestão é recorrer aos bolinhos congelados da Qualitá, que são bem saborosos e fáceis de fazer (pois você só precisa fritar). Caso você queira preparar o bolinho por conta própria, o modo de preparo será um pouco mais trabalhoso, mas também fica uma delícia!

Você vai precisar de: 200 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado; 1 cebola média picada; 4 dentes de alho amassados; 1 colher de sopa de azeite; 3 batatas médias cozidas e amassadas, 3 ½ colheres de farinha de rosca, sal e cheiro verde a gosto.

Comece refogando o azeite, o alho e a cebola em uma panela. Depois, transfira para um recipiente, coloque a batata já amassada, o bacalhau desfiado, a farinha de rosca, o sal e o cheiro-verde a gosto e adicione um fio de azeite. Misture tudo com as mãos até formar uma massa bem homogênea. Depois, faça bolinhas com os dedos e frite no óleo quente. Fica uma delícia!

2. Aposte no fricassê de frango e sirva com arroz branco

Caso você queira preparar algo prático, barato e que rende bem, a nossa sugestão é recorrer ao fricassê de frango. Esse prato fica bem saboroso (tem um gostinho de milho) e é mais simples de fazer do que parece.

Você vai precisar de: 3 peitos de frango cozidos e desfiados; 1 lata de milho; 1 copo de requeijão; 1 lata de creme de leite, e colher de sopa de margarina; 1 cebola média picada, 3 dentes de alho; 200 g de muçarela em fatias; 1 pacote de batata palha.

Comece refogando o alho e a cebola com a margarina em uma panela. Depois, acrescente o frango já cozido e desfiado. No liquidificador, coloque o milho, o requeijão e o creme de leite e bata bem (até formar um creme homogêneo). Acrescente essa mistura ao frango e mexa bem. Coloque tudo em uma travessa, cubra com o queijo muçarela e coloque para assar no forno a 180°C por cerca de 15 minutos. Cubra com batata palha antes de servir com arroz branco.

3. Prepare um bacalhau à portuguesa com batatas, pimentões e azeitonas

Tem prato mais tradicional que o clássico bacalhau à portuguesa na Páscoa? Essa receita é uma das mais saborosas e refinadas da lista! A boa notícia é que, por ser preparada com diversos ingredientes (batata, ovo e cebola, por exemplo), ela costuma render bem. Assim, no fim o custo do prato por pessoa não vai ser alto.

Você vai precisar de: 400 g de bacalhau dessalgado; 150 g de batatas cortadas em rodelas grossas; azeite a gosto; 1 cebola média cortada em rodelas; 2 pimentões verdes cortados em rodelas; 2 ovos cozidos, azeitonas, sal, salsa e coentro a gosto.

Para preparar essa receita, comece cozinhando as batatas até que elas fiquem macias. Em uma travessa, coloque um pouco de azeite, forre com as batatas, a cebola, os pimentões e o bacalhau. O ideal é que você vá intercalando as camadas e acrescentando sal, azeite, salsa e coentro a gosto. No final, coloque as azeitonas, um pouco mais de tempero, cubra com papel alumínio e coloque para assar a 200°C por cerca de 20 minutos. Corte os ovos cozidos, acrescente à travessa e sirva com arroz branco. É de dar água na boca, não é mesmo?

4. Macarrão ao molho branco é uma opção simples de fazer

Caso a ideia seja preparar algo mais simples, a nossa sugestão é recorrer à boa e velha macarronada. Para incrementar, coloque um molho branco por cima e dê o toque final com queijo ralado. Pode apostar que faz bastante sucesso!

Você vai precisar de: 500 g de macarrão talharim; 2 cebolas médias picadas; 1 lata de creme de leite; 400 ml de leite; 1 colher de sopa de margarina; 2 colheres de sopa de maisena, 2 pacotes de queijo ralado.

Comece cozinhando o macarrão até que ele fique al dente e reserve. Em uma panela, coloque a margarina e a cebola e refogue por uns minutos. Em seguida, acrescente o leite, a maisena, o creme de leite e, por fim, 1 pacote de queijo ralado. Misture mais um pouco e desligue o fogo. Para finalizar, coloque o macarrão em uma travessa, cubra com o molho e despeje mais um pacote de queijo ralado. Fica bonito e delicioso!

5. Filé de tilápia ao molho vermelho

Voltando à tradição de comer peixe na Páscoa, que tal preparar um filé simples e servir com arroz branco? Essa é uma receita saborosa, barata e bem fácil de fazer!

Você vai precisar de: 1 pacote de tilápia Qualitá (500 g); 2 cebolas médias picadas, 5 dentes de alho picados; 1 pimentão verde picado; 1 pimentão amarelo picado; azeite; 1 molho de tomate Qualitá, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em uma panela grande, coloque um pouco de azeite, o alho e a cebola picados. Refoque um pouco e, então, acrescente os filés de tilápia. Coloque um pouco de sal e pimenta e deixe refogar no fogo baixo por cerca de 15 minutos. Depois, acrescente o molho de tomate, os dois pimentões, um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhar no fogo baixo por mais de 10 minutos. Quando estiver pronto, sirva com arroz branco.

E aí, já sabe como vai ser o seu almoço de Páscoa?

Matérias: Organização

Ver mais