Economia do lar

Alho picado e cebola picada: 5 motivos para investir nessa dupla

Cebola picada e alho picado são dois temperos básicos da culinária brasileira que harmonizam praticamente com todos os pratos salgados
Cebola picada e alho picado são dois temperos básicos da culinária brasileira que harmonizam praticamente com todos os pratos salgados

Para temperar carnes, peixes, legumes, massas e diferentes pratos, utilizar alho picado e cebola picada é sempre uma boa opção, né? Esses dois temperos são praticamente obrigatórios na culinária brasileira e conseguem combinar com praticamente todos os alimentos. A melhor parte é que, ao comprar esses temperos picados já prontos, você nem precisa descascar e cortar por conta própria! Aqui, nós listamos os principais motivos para apostar nesses dois ingredientes no dia a dia.

1. Alho e cebola picados agregam muito sabor às receitas

O primeiro motivo para incluir alho picado e cebola picada na sua lista de ingredientes é bem simples: os dois são muito utilizados na cozinha e agregam muito mais sabor às diferentes receitas.

Geralmente, o primeiro passo para o preparo de pratos salgados (arroz, farofa, refogado de carnes e legumes, por exemplo) é fritar tanto o alho quanto a cebola no azeite ou manteiga e sal. Outros pratos recebem essa combinação de temperos depois, como o feijão e a feijoada (duas receitas típicas brasileiras) que são primeiro cozidos e depois temperados. Por serem temperos básicos e tão versáteis na cozinha, eles não podem faltar nas suas compras mensais!

2. Alho picado em conserva auxilia no dia a dia de cozinha

Quando se trata de economizar tempo na cozinha, faz todo sentido ter um pote de alho picado na geladeira. Assim, sempre que você for cozinhar, basta pegar um pouco do tempero e já usar na hora. Vale destacar que esse tipo de alho, inclusive, é perfeito para preparar marinadas para carnes e frangos.

A Qualitá, por exemplo, tem uma opção de alho picado sem sal que já vem pronto para o uso - nesse caso, você nem precisa se dar ao trabalho de picar o ingrediente por conta própria. Uma boa dica é também experimentar o alho frito picado, que é ótimo para incrementar a carne já pronta (rende a tradicional receita de filé à Oswaldo Aranha,por exemplo) e até de saladas. O alho em flocos, por sua vez, também pode ser usado em diferentes receitas com carnes, frangos, peixes e vegetais, agregando um aroma incrível aos alimentos. 

3. Tem como conservar cebola picada para agilizar no preparo

Assim como o alho picado, a cebola picada também é perfeita para quem não gosta de perder tempo na cozinha. A Qualitá tem opções de cebola picada com sal, cebola tostada picada e até uma versão mais completa, de alho e cebola picados juntos. Esses temperos prontos agregam bastante sabor às diferentes receitas e são muito fáceis de usar no dia a dia.

4. Temperos picados duram bastante na geladeira e podem ser congelados

O alho e a cebola picados Qualitá tendem a durar muito bem na geladeira por cerca de 2 meses, sendo a opção mais prática para quem cozinha bastante no dia a dia. Na hora de utilizá-los, você ainda pode acrescentar ervas e outros temperos, como cheiro-verde picado, manjericão, cominho, pimentas (do reino, calabresa, síria, jamaicana, biquinho, caiena, dedo-de-moça e até o molho de pimenta). Eles harmonizam superbem com esses diferentes temperos, rendendo marinadas e molhos deliciosos.

5. Alho e cebola picados são ingredientes saudáveis

Além de práticos e muito úteis para o dia a dia da cozinha, o alho e a cebola picados ainda podem ser considerados ingredientes saudáveis. Isso porque ambos os temperos têm um bom valor nutricional e ainda são fontes de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias - ou seja, fazem bem para a pele e para o organismo como um todo. Uma maravilha, né?

Matérias: Economia do lar

Ver mais