Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alergia a roupa em bebê pode acontecer! Saiba como resolver o problema
Cuide Bem 03/03/2020

Alergia a roupa em bebê pode acontecer! Saiba como resolver o problema

Pele de bebê – principalmente de recém-nascido – é muito sensível, não é mesmo? O contato com poeiras, bactérias ou substâncias químicas, por exemplo, pode causar diferentes problemas: coceira, vermelhidão e pequenas inflamações. A boa notícia é que é possível evitar esse tipo de situação de forma simples – basta realizar a lavagem adequada das roupas e recorrer a tipos específicos de tecidos. Aqui, nós separamos ótimas dicas para evitar que o bebê tenha alergia às roupinhas. Dá uma olhada!

Preste atenção no tipo de tecido das roupas de bebês

Para garantir que o bebê fique sempre confortável é muito importante investir em roupinhas leves, macias e devidamente higienizadas. Peças de algodão, por exemplo, são as mais indicadas nesse sentido: são macias, facilitam a mobilidade do bebê e não acumulam poeira. Roupas de tecido sintético (como poliéster e acetato), por outro lado, tendem a causar mais alergia e, por isso, devem ser evitadas na hora de vestir o pequeno.

Para não errar na escolha das roupinhas, a nossa sugestão é sempre apostar no mais seguro: compre peças de algodão, elastano, lã antialergênica e outras que garantam mais conforto aos bebês. Evite comprar tecidos muito ásperos ou de cetim, que podem causar alguma alergia.

Evite usar amaciante e recorra ao sabão neutro ou de coco na lavagem

Outra dica importante para evitar que o bebê tenha alergia é tomar cuidado com os produtos usados na lavagem das roupas. O ideal, por exemplo, é que você não use amaciantes ou líquidos com cheiro forte. Na hora de lavar, use sabão neutro ou de coco, de preferência usando um balde separado (específico para a lavagem dos itens do bebê). Você também pode lavar as peças na máquina, mas sempre separadamente – ou seja, nunca junto com as roupas das outras pessoas. Assim não tem erro!

É necessário enxaguar bem as peças

Depois de lavar bem as peças – usando os produtos indicados -, é importante enxaguar muito bem para tirar todos os resquícios de sabão. Caso você deixe restos de produto na roupa, por exemplo, isso pode acabar irritando a pele do bebê, causando coceira, dermatite ou manchinhas vermelhas de alergia. Por isso, a nossa dica é caprichar ainda mais na hora do enxágue!

Passe a ferro todo o enxoval do bebê

Além de tomar todos os cuidados possíveis na lavagem, é muito importante passar todo o enxoval do bebê. A etapa de passar roupa é fundamental para prevenir alergias na pele do bebê, pois as altas temperaturas do ferro ajudam a eliminar os germes e bactérias presentes no tecido.