Limpeza

Álcool não é tudo igual: conheça os tipos de álcool perfeitos para limpeza

Álcool 70 líquido é ótimo para desinfetar interruptores de paredes, maçanetas e outras superfícies
Álcool 70 líquido é ótimo para desinfetar interruptores de paredes, maçanetas e outras superfícies

Limpar vidros, espelhos, maçanetas, tecidos… São muitas as utilidades do álcool para limpeza de casa. Mas você sabia que existem diferentes tipos desse produto que atendem funções distintas? O álcool 70, por exemplo, é considerado o melhor para eliminar microrganismos de superfícies. Quer conhecer diferentes tipos de álcool, suas vantagens e possíveis usos em casa? É só continuar lendo!

Álcool 70 líquido consegue eliminar bactérias, vírus e fungos

O álcool 70 é constituído por 70% de álcool puro e 30% de água - ou seja, tem a composição ideal para eliminar bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos de superfícies.

Por não ser tão concentrado quanto o álcool líquido 92,8°, ele evapora mais lentamente e consegue ter um maior tempo de contato com o microrganismo. O álcool 70 líquido, em especial, consegue destruir a membrana celular de bactérias e desnaturar suas proteínas, o que leva à rápida eliminação por desidratação. A Qualitá, por exemplo, tem uma versão de álcool 70 1 litro que é perfeita para fazer limpezas pesadas em casa.

Vale destacar que o álcool em gel 70 também cumpre essa função de desinfecção. No entanto, por ter uma textura mais espessa, ele acaba sendo menos indicado para limpar móveis e outros objetos, por exemplo.

Álcool em gel 70 para mãos possui hidratantes em sua composição

Embora existam versões de álcool 70 apenas para limpeza, a maioria é feita geralmente para a higienização das mãos. Além de ter uma composição em 70% de álcool puro e 30% de água, esse produto possui hidratantes que evitam o ressecamento e possíveis queimaduras na pele. Por isso, caso você queira eliminar os germes das mãos, o ideal é sempre andar com um frasco desse tipo de álcool na bolsa.

Álcool perfumado é útil para limpar vidros e objetos no dia a dia

Para fazer limpezas mais rápidas no dia a dia, que não exigem uma desinfecção profunda, uma boa dica é recorrer ao álcool perfumado Qualitá. De fácil aplicação e com aroma de eucalipto, esse produto é constituído por 46% de álcool puro e 54% de água, sendo menos agressivo que a versão de álcool 70°.

Esse tipo de álcool é ótimo para tirar gorduras de vidros, espelhos e objetos decorativos (como porta-retratos). Vale destacar que ele também ajuda a remover cheiros fortes de superfícies, deixando um leve aroma de eucalipto no local. Interessante, né?

Álcool líquido 46° sem cheiro é ótimo para limpar tecidos, estofados e vidros

Por ser menos volátil que o álcool líquido 70 - ou seja, tem um teor mais alto de água em sua composição -, o álcool 46 é menos agressivo, sendo ótimo para limpar tecidos, estofados e vidros. Esse tipo de álcool pode ser aplicado direto na superfície e esfregado com uma flanela macia. Outra dica interessante é usar esse produto em misturas caseiras com vinagre, bicarbonato de sódio e detergente para tirar manchas.

Álcool em gel 65° tem uma boa eficácia na eliminação de microrganismos

Assim como o álcool 70, o álcool 65 funciona como um limpador geral e consegue eliminar bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos de diferentes superfícies. A Qualitá tem uma versão em gel desse produto que é bem fácil de aplicar e tem alto potencial desinfetante.

Esse tipo de produto pode ser usado para limpar maçanetas, interruptores, pias, vidros de mesas, janelas, sacadas e até manchinhas em estofados - apenas não se esqueça de fazer um teste em um canto do tecido antes de aplicar em tudo, ok? A vantagem do álcool em gel 65 Qualitá é justamente a sua textura de fácil aplicação e sua capacidade de eliminar microrganismos - garantindo uma boa limpeza de banheiro, por exemplo.

Álcool antisséptico é usado para desinfetar ferimentos, sendo útil para kits de primeiros socorros

Embora não seja indicado para a limpeza dos cômodos, o álcool 70 antisséptico é um produto que não pode faltar em casa. Ele é feito para desinfetar ferimentos na pele, evitando a proliferação de bactérias e, consequentemente, possíveis quadros infecciosos. Esse tipo de álcool tem uma fórmula diferenciada (própria para aplicação na pele) e é considerado um item indispensável para quem tem kit de primeiros socorros.

Matérias: Limpeza

Ver mais