Alimentação

Água tônica: 4 motivos para ter a bebida sempre em casa

Água tônica é ótima para tomar com gelo e frutas cítricas, como limão e laranja
Água tônica é ótima para tomar com gelo e frutas cítricas, como limão e laranja

Leve, refrescante e ótima para preparar drinks, a água tônica é aquele tipo de bebida sempre bom de ter na despensa. Você sabia, por exemplo, que ela pode trazer benefícios para o corpo como um todo? Para isso, você deve consumi-la de forma moderada no dia a dia - basta deixar uma latinha sempre à disposição na geladeira! Aqui, nós listamos 4 motivos para consumir água tônica e dicas para incrementá-la da melhor forma. Dá uma conferida!

O que água tônica, para que serve e como consumi-la no dia a dia

Algumas pessoas se perguntam se água tônica é refrigerante e se ela traz (ou não) benefícios para a saúde. Como resposta, a bebida pode sim ser considerada um tipo de refri - afinal, é gaseificada, contém adoçantes e tem um valor calórico semelhante aos outros refrigerantes.

No entanto, ela tem uma quantidade menor de açúcar e um sabor mais amargo, sendo ótima para fazer combinações com frutas, por exemplo. Você pode consumir a água tônica bem gelada, incrementada com pedras de gelo, ervas e especiarias sempre que quiser se refrescar ou melhorar a sensação de bem-estar.

1. Água tônica faz bem para a digestão

Sabe quando você come muito e fica com aquela sensação de inchaço e má digestão? A água tônica pode ajudar bastante a aliviar esses sintomas! Ela contém quinino - substância que apresenta ação analgésica, auxilia na digestão e é responsável pelo sabor amargo da bebida.

A água tônica também contém ingredientes químicos que atuam de forma semelhante ao ácido gástrico - ou seja, ajuda a reduzir aquela sensação de estufamento depois de comer. Por isso, uma boa dica é tomar um copo de água tônica bem gelado depois da refeição principal.

2. Bebida é leve e refrescante e contém menos açúcar que outros refrigerantes

Quando se trata de aliviar o calor durante o verão, a água tônica funciona como opção leve e refrescante, podendo ser consumida pura ou com frutas cítricas - com rodelas de limão e laranja, por exemplo. Esse tipo de mistura fica rico em vitaminas, antioxidantes e faz muito bem para a saúde da pele e dos cabelos. Por ser mais amarga e conter uma quantidade menor de açúcar que outros refrigerantes, a água tônica harmoniza bem com outros ingredientes mais docinhos.

3. Você pode fazer drinks com água tônica em dias de festa

Se a ideia é preparar drinks saborosos em festas e eventos com amigos e familiares, vale super a pena investir na água tônica. Você pode fazer misturas com gin, vodka, espumante e até pensar em combinações sem bebida alcoólica. A gin tônica, por exemplo, é uma bebida de origem inglesa bem famosa, feita tradicionalmente com gin, água tônica, rodelas de limão, pedras de gelo e ramos de alecrim. Você também pode preparar versões dessa bebida com frutas vermelhas, tangerina e apostar em diferentes especiarias para incrementar. Fica por sua conta!

4. Água tônica com limão é fácil de preparar e serve para o almoço

Caso você não tenha refrigerante em casa, uma boa dica é saborizar a água tônica com frutas - como sumo de limão -, para servir no almoço. Essa alternativa é bem simples de preparar e ainda tem a vantagem de conter menos açúcar, sendo mais interessante para o cardápio das crianças, por exemplo.

No fim das contas, a água tônica funciona como um coringa na despensa - pode ser consumida como refrigerante, utilizada no preparo de drinks e ainda servir como um tipo de remédio caseiro, ajudando a aliviar o mal-estar depois da refeição.

Matérias: Alimentação

Ver mais