Limpeza

Água fresca todo dia! Como limpar o filtro de barro sem mistérios

Para manter o filtro de barro sempre bem higienizado, o ideal é fazer uma limpeza ao menos uma vez por mês
Para manter o filtro de barro sempre bem higienizado, o ideal é fazer uma limpeza ao menos uma vez por mês

Mesmo após a invenção de purificadores e filtros de água modernos e automáticos, muita gente ainda prefere usar o clássico filtro de barro. Afinal, ele tem um método muito eficaz de filtragem e é bem econômico.

Só que, para ter um filtro desses em casa, é fundamental que você o limpe de vez em quando! Caso contrário, é possível que ele acumule mofo, sujeiras e acabe contaminando a água. Quer aprender a limpar filtro de barro de forma simples? É só continuar lendo!

Com que frequência devo limpar o filtro de barro?

O ideal é que você faça uma limpeza caprichada no filtro a cada 15 dias ou uma vez por mês. É necessário limpar a parte externa, interna e, principalmente, a vela - peça que funciona como câmara de filtragem, geralmente preenchida com carvão ativado, para reter o cloro, ferro, alumínio e outras substâncias presentes na água. Lembre-se de limpar o filtro com essa frequência que não tem erro!

Use sempre o lado macio da esponja e evite o uso de produtos de limpeza

Para limpar o filtro sem danificá-lo, o ideal é que você use apenas flanelas ou o lado macio de uma esponja. Isso porque a superfície interna do recipiente é bastante porosa, e isso é fundamental para o processo de filtragem. Então, para não correr o risco de raspar e afetar a porosidade do material, o mais indicado é que você use apenas panos macios.

Além disso, outra dica importante é evitar o uso de produtos de limpeza - como detergente, álcool, desinfetante, cloro ou qualquer substância química - na lavagem do filtro. Embora pareça estranho, o ideal é realmente usar apenas a esponja para tirar as sujeiras. Lembre-se de enxaguar bem que não tem erro! Caso você use algum produto, é possível que a água fique com gosto e, além disso, a química pode acabar afetando a parte interna do filtro (que é muito importante para a purificação da água).

Passo a passo da limpeza do filtro de barro

1. Comece removendo a vela do interior do filtro e, então, inicie a limpeza da parte interna do recipiente. O ideal, como já explicamos, é não usar nenhum produto - apenas uma esponja macia com água para esfregar e remover as sujeiras;

2. Limpe a parte externa do filtro com um pano umedecido. Basta esfregar a superfície sem usar nenhum produto;

3. Agora chegou a hora de lavar a vela antes de encaixá-la novamente na estrutura. Basta colocá-la debaixo de água corrente, esfregar com o lado macio da esponja e prontinho! Tenha capricho para remover bem todas as sujeiras, ok? Além disso, é importante que você espere a vela secar completamente antes de colocá-la no interior do filtro novamente;

4. Para finalizar é só montar o filtro outra vez e encher de água para o uso. Bem simples, né?

Matérias: Limpeza

Ver mais