Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Adeus, poeira! Como limpar persianas horizontais e verticais de forma simples e prática
Meu Lar 07/03/2019

Adeus, poeira! Como limpar persianas horizontais e verticais de forma simples e prática

Vivemos em um país tropical, o que significa que temos dias ensolarados o ano todo, seja no frio ou no calor. Por isso, não é de se estranhar que seja bem comum ter cortinas ou persianas em casa. E com o passar do tempo, é comum que elas acumulem poeira e precisem de uma boa geral. No caso das cortinas não tem mistério, já que é só lavar o tecido. Mas e quanto às persianas? Sejam elas horizontais ou verticais, a verdade é que não é nada difícil deixá-las como novas, basta seguir as dicas certas. Quer saber quais são elas? Então se liga:

Antes de mais nada, tire o excesso de sujeira da persiana

Não importa se a sua persiana é horizontal ou vertical, já que o primeiro passo para deixá-la limpa é tirar o seu excesso de sujeira. Para isso, a dica é a mesma para ambos os casos: feche-a completamente e passe um aspirador de pó – caso tenha um em casa, claro. Depois, vire tudo para o lado contrário e repita o processo. Lembrando que o ideal é sempre passar o eletrodoméstico no sentido da própria persiana, ou seja, ou na vertical ou na horizontal, sem tentar misturar as direções. Outra opção, para quem não tem aspirador é passar um espanador ou um pano umedecido com água em toda a área.

Persianas horizontais ficam como novas com a ajuda de um limpador próprio

Você já ouviu falar no limpador de persianas? Ele pode ser uma boa opção para quem quer mais agilidade na limpeza da casa. Se você não sabe do que ele se trata imagine um pegador de salada, mas que possui uma terceira haste, no meio. Agora pense que as três estão forradas com um pano de microfibra, que é próprio para a limpeza. Pois é, o limpador de persianas é basicamente isso. A ideia é que, ao invés de ter que limpar lâmina a lâmina, em uma tacada só você consegue tirar a sujeira de três superfícies. Legal, né?

Mas se não quiser investir em uma não tem problema, porque o próprio pano de microfibra ou a boa e velha flanela podem te ajudar nessa missão – também tem quem goste de usar uma meia velha na tarefa, mas fica a seu critério. Antes de mais nada, borrife na persiana uma mistura de água e vinagre de vinho branco ou detergente neutro e depois passe o pano “segurando” a lâmina pelos seus dois lados. Já se a sua persiana for de madeira, e não PVC, talvez valha a pena apostar em produtos próprios para esse tipo de superfície, como o lustra móveis. Por fim, o ideal é fazer a sua limpeza 1 vez por semana para evitar grande acúmulo de poeira.

Persianas verticais precisam ficar de molho

Já em relação às persianas verticais o trabalho promete ser um pouco maior, mas ainda assim está longe de ser complicado de fato. Isso porque será preciso tirar lâmina a lâmina para fazer uma limpeza realmente eficaz. Apenas tome cuidado para não danificá-las quando tirá-las do lugar, ok? Depois, deixe as peças de molho em água e sabão por alguns minutos, e em seguida esfregue os dois lados da lâmina com uma escova de cerdas macias. Aí é só pendurar e deixar secar. No caso das persianas verticais, a limpeza deve ser feita todos os meses usando água, e com o sabão duas vezes ao ano. Seguindo essas dicas, você poderá dar adeus de vez à poeira das persianas!