Lavanderia

Acidentes acontecem! Saiba como tirar mancha de molho de tomate da roupa

Para tirar mancha de molho de tomate de roupas claras, recorra a um tira manchas
Para tirar mancha de molho de tomate de roupas claras, recorra a um tira manchas

Não tem jeito: tem vezes que a gente prepara aquela macarronada ao molho de tomate e acaba sujando a roupa com alguns respingos do molho. Infelizmente, acidentes acontecem! Mas não precisa se preocupar em perder a roupa. Não há nada que algumas receitinhas caseiras com produtos que você provavelmente tem em casa não resolvam. Dá uma olhada!

Use uma solução de bicarbonato de sódio + água

Além de suas utilidades na culinária, o bicarbonato de sódio pode ser usado para remover diferentes tipos manchas, inclusive as de molho de tomate! Para isso, primeiro, coloque a roupa de molho em uma bacia com água gelada (ou, se a mancha for pequenininha e contida, molhe apenas o local afetado com água fria). Em seguida, prepare a mistura de bicarbonato de sódio + água em uma vasilha (utilize a mesma quantidade dos dois ingredientes) e aplique na mancha. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos, enxágue com água fria e, depois, lave a roupa normalmente com sabão.

Detergente líquido ajuda a quebrar as moléculas de gordura do molho de tomate

O bom e velho detergente líquido também é uma boa opção para lidar com as manchas de molho de tomate. Suas propriedades são capazes de penetrar a superfície suja com mais facilidade, quebrando as moléculas de gordura presentes no molho. Basta umedecer a peça de roupa manchada com água fria e lavar o local afetado com uma boa quantidade de detergente. Se a mancha persistir, aplique a solução de bicarbonato de sódio com água e lave a roupa normalmente mais uma vez.

Não hesite em recorrer ao tira manchas

Se você tiver um tira manchas, utilize-o! O produto é o único método 100% efetivo e que você provavelmente não vai precisar aplicá-lo mais de uma vez para solucionar o problema das manchinhas. Ele também é mais eficaz em roupas claras (principalmente se você utilizar um tira manchas para roupas brancas) e nos casos em que o molho de tomate já secou na roupa. Basta umedecer o local manchado com água fria, aplicar o tira manchas em pó (ou o líquido sem cloro) sobre a área e deixar agir de 10 a 15 minutos. Feito isso, lave a roupa no tanque com água e sabão.

Tire mancha de molho de tomate com água oxigenada 10 volumes

A água oxigenada líquida volume 10 (aquela usada para ferimentos) também faz parte dos truques de limpeza. Ela normalmente é voltada para manchas mais escuras que acabam impregnando a roupa, como manchas de sangue, de suco de uva e semelhantes. Para usar o produto, você só precisa aplicar sobre a mancha, deixar agir por alguns minutos e enxaguar logo em seguida. Vale lembrar que você só deve investir no truque caso não tenha nenhum outro produto mais específico em casa - a água oxigenada é composta de substâncias muito fortes e pode acabar criando novas manchinhas na roupa!

Matérias: Lavanderia

Ver mais