Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Acabou de chegar do mercado? O passo a passo para higienizar as compras corretamente
Guia Culinário 02/04/2020

Acabou de chegar do mercado? O passo a passo para higienizar as compras corretamente

Você sabia que é necessário lavar as embalagens dos produtos após as compras? No supermercado, os itens ficam expostos às mais diversas sujeiras, vírus, bactérias (afinal, você não sabe se alguém com alguma gripe, por exemplo, tocou em algum produto com a mão contaminada e devolveu para a prateleira). Por isso, eles precisam passar por um processo de higienização em casa, antes de serem guardados. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria explicando como limpar cada alimento e suas respectivas embalagens. Confira!

Lave frutas e legumes separadamente

Antes de guardar os vegetais – frutas e legumes como maçã, ameixa, limão, cenoura, batata, abobrinha e beterraba – é muito importante realizar uma lavagem caprichada. Pegue um alimento por vez, coloque debaixo da água corrente por cerca de 15 segundos e esfregue bem. Para eliminar possíveis vírus, uma boa sugestão é esfregar os alimentos com uma escova ou uma esponja e um pouco de detergente. Essa sugestão serve, principalmente, para os vegetais com casca. Depois de higienizar corretamente, basta armazenar os alimentos na geladeira ou em outro local apropriado.

Verduras folhosas devem ser deixadas de molho em uma solução com água sanitária

Para eliminar todas as sujeiras e microrganismos de verduras folhosas (como alface, rúcula, agrião, couve, brócolis e espinafre), a nossa dica é preparar uma solução com 1 litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. Coloque os vegetais e a solução em uma bacia e, então, deixe por cerca de 15 ou 20 minutos. Assim, todas as sujeiras e microrganismo serão eliminados! Mas atenção: nem toda água sanitária serve para esse propósito. Verifique na embalagem se a sua é própria para a limpeza de vegetais e, se não for, opte pelo vinagre para fazer a higienização.

Latas e garrafas podem ser lavadas com detergente

Quando se trata de itens com embalagem, a limpeza deve ser feita como se fosse uma louça comum. Latas e garrafas, por exemplo, podem ser lavadas com esponja e detergente. Lembre-se de esfregar todas as partes dos produtos e, depois, basta enxaguar normalmente. O detergente consegue eliminar as sujeiras e, ao mesmo tempo, possíveis vírus e bactérias que estejam na embalagem. Após realizar a lavagem, seque com um pano e organize os produtos na despensa. Bem simples, né?

Descarte caixas de papelão, plásticos e guarde os alimentos em potes herméticos

Para armazenar arroz, feijão, farinha e cereais, a nossa sugestão é recorrer aos potes herméticos. Assim, os alimentos ficam bem conservados, livres de traças e outros insetos. Além disso, ao recorrer a esse modo de armazenamento, você descarta as embalagens plastificadas e caixas que costumam vir sujas do supermercado.

Obs.: Caso você prefira continuar armazenando os produtos em suas respectivas embalagens, será necessário realizar uma lavagem caprichada. Use uma esponja com detergente para limpar sacos de plástico e um pano com álcool para retirar as sujeiras de caixas de papelão.