Alimentação

Abacaxi é muito versátil! Saiba como aproveitar a fruta em receitas doces e salgadas

  Além de ser supernutritivo, o abacaxi também é muito versátil e pode aparecer em diferentes receitas, incluindo vários tipos de doce
Além de ser supernutritivo, o abacaxi também é muito versátil e pode aparecer em diferentes receitas, incluindo vários tipos de doce

Ninguém duvida que consumir frutas é muito importante para o nosso bem-estar, certo? Mas por mais que todas as que são vendidas no mercado sejam muito benéficas para o nosso organismo, poucas podem se orgulhar tanto de sua versatilidade quanto o abacaxi. Inclusive, você sabia que ele pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas? E que a sua casca não precisa ir imediatamente para o lixo? Saiba como aproveitar todas as vantagens dessa fruta em suas receitas:

Suco de abacaxi é maneira prática de aproveitar os benefícios da fruta

Bem, suco de abacaxi é aquela receitinha basicona que todo mundo conhece. Aqui é só descascar a fruta - e com cuidado para não se machucar -, colocar os pedaços no liquidificador e bater tudo com água. Depois basta adoçar a gosto e servir! Se quiser pode bater também com hortelã, gengibre, limão ou qualquer outro ingrediente que seja do seu agrado. Afinal, não há como negar que esse suco é bem fácil de fazer, o que significa que em poucos minutos você poderá aproveitar os benefícios dessa fruta e, de quebra, se refrescar do calor.

Chá de casca de abacaxi é uma ótima forma de aproveitar a fruta ao máximo

Se você já estava pensando em jogar a casca do abacaxi fora, calma: ela pode ser usada no preparo de um delicioso chá! O passo a passo é bem simples: coloque a casca em uma panela com água, bote na boca do fogão e espere levantar fervura. Em outras palavras, prepare uma infusão. Com isso você aproveita os nutrientes desse ingrediente e reduz ao máximo o desperdício. Apenas lembrando que é preciso jogar a casca fora depois do chá ficar pronto, ok?

Abacaxi pode ser usado no preparo de diferentes tipos de doce

E como qualquer boa fruta, nada como preparar um docinho na qual ela seja a grande estrela, não é mesmo? Neste caso as variedades são muitas, e vão de mousses e sorvetes a bolos e tortas. Cada uma dessas receitas tem um grau de dificuldade diferente, mas uma coisa todas têm em comum: são muito saborosas. Apenas fique de olho para ter certeza que a que você escolheu é feita com a fruta mesmo, porque não adianta nada comprá-la no mercado para depois descobrir que o que você precisava era de gelatina de abacaxi.

Molho de abacaxi combina muito bem com carnes

Essa receita dá um pouquinho mais de trabalho, mas o resultado definitivamente vale a pena. Ela é feita com alguns ingredientes típicos de molho, como alho e cebola, mas o modo de preparo varia muito, podendo ser mais simples ou mais complicado. De qualquer maneira, o molho de abacaxi é uma ótima pedida para as carnes, que não apenas ficam mais molhadinhas, mas também com aquele toque de profissionalismo.

Farofa de abacaxi fica pronta em apenas 10 minutos

Enquanto para alguns a farofa de abacaxi já faz parte do cardápio para outros pode parecer uma grande novidade. Afinal, uma fruta pode ser usada para fazer um prato salgado como esse? A resposta é sim! Inclusive, ela combina muito bem com o bacon neste tipo de receita. Seu preparo é bem simples, levando apenas uns 10 minutinhos. Aqui basta fazer uma farofa normal, com a diferença que é preciso acrescentar o abacaxi em cubinhos. Pode preparar que o sucesso é certo no almoço em família.

Salada pode ter abacaxi entre os seus ingredientes

Quando falamos em salada logo pensando em folhas verdes e, no máximo, no tomate. Mas há quem goste de acrescentar algumas frutas nessa entrada, e o abacaxi é um dos ingredientes favoritos. Se você nunca experimentou essa mistura saiba de antemão que ela é perfeita para quem gosta de um sabor agridoce. E não precisa cortar a parte do meio do abacaxi não, ok? Ela também é comestível, e jogá-la fora apenas contribui para o desperdício.

Matérias: Alimentação

Ver mais