Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 21/01/2021

A receita de pão francês de padaria para deixar seu café da manhã mais gostoso

Comer um pão francês quentinho com manteiga, requeijão, queijo, presunto (ou outros frios) é um dos hábitos preferidos dos brasileiros. O que muita gente não sabe, no entanto, é que apesar de ter “francês” no nome, esse tipo de pão é uma criação 100% nacional. Interessante, né? E para fazer esse tipo de massa em casa em vez de comprá-la você vai precisar seguir algumas etapas importantes – como preparar a esponja (uma espécie de pré-massa) e, quem sabe, usar um pouco de melhorador (uma substância alimentar que garante um bom desenvolvimento da massa, propiciando melhores textura e sabor). Para te ajudar, nós separamos uma receita de pão francês de padaria que fica de dar água na boca. Confira!

Como fazer pão francês em casa sem cometer erros?

Para que o pão francês caseiro dê realmente certo, é muito importante seguir à risca as etapas de preparo, utilizar ingredientes de qualidade, sovar bem a massa e deixá-la crescer no tempo adequado. Seguindo essas dicas, pode apostar que o resultado fica bem mais saboroso!

Passo a passo da receita de pão francês caseiro

Você vai precisar de: 2 ½ xícaras de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de água (esponja), ½ pacote de fermento biológico seco (4 ou 6 g), 180 ml de água, 1 colher de chá rasa de melhorador (opcional), ½ colher de sopa de sal, ½ colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa rasa de manteiga sem sal.

Esponja

Para começar, você deve colocar ¼ de xícara de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de água e o fermento biológico seco em uma bacia e misturar tudo com uma colher, até formar um tipo de pastinha bem homogênea. Em seguida, tampe o recipiente com um pano de prato e espere no mínimo 30 minutos. A ideia é que a esponja cresça (mas não muito, a ponto de passar demais do ponto). Em alguns casos, dependendo do clima, é possível que você tenha que esperar 40 ou até 60 minutos para que a esponja cresça.

Massa

Depois de esperar a esponja crescer (o que, geralmente, leva 30 minutos), chegou a hora de preparar a massa final! Para isso, adicione 2 ¼ xícaras de farinha de trigo na bacia, por cima da esponja, despeje o melhorador (opcional), o açúcar e o sal. Em seguida, vá adicionando 180 ml de água aos poucos, mexendo com uma colher de pau para que a mistura fique mais homogênea. Depois, passe a revolver a massa com as mãos.

Jogue um pouco de farinha na bancada, coloque a massa por cima e sove até que ela fique bem lisa (em ponto de véu – isto é, quando é possível abri-la sem rasgá-la). O ideal é que você sove por entre 10 e 15 minutos, fazendo o movimento de abrir e fechar sempre a massa. Quando ela estiver bem sovada, coloque-a novamente na bacia, cubra com o pano de prato e deixe descansar por 20 minutos.

Passados esses minutos, coloque novamente a massa em cima da bancada, abra um pouco com os dedos e coloque a manteiga. Depois, sove novamente a massa com as mãos para agregar bem o ingrediente e dar o ponto certo (ativando ainda mais o glúten). Aqui, o ideal é sovar por mais cerca de 5 ou 10 minutos.

Agora que a massa está pronta, você deve deixá-la descansar na bacia (coberta com o pano de prato) por mais 20 minutos para que ela cresça mais um pouco. Depois, divida-a em 6 partes iguais e, se desejar, use uma balança para pesar e dividir a massa certinha. Modele cada parte no formato de uma bolinha e, então, dedique-se a cada parte para deixar no formato de pão francês.

Para moldar o pão no formato certo, você deve primeiro abrir a bolinha na bancada. Depois, pegue uma das extremidades e vá enrolando-a (no formato de um tubinho), sempre puxando e apertando com os dedos, até chegar na outra extremidade. Faça isso com todas as partes da massa. Depois, tampe os pães já pré-moldados com o pano de prato e deixe descansar por 5 minutos.

Para garantir que o pão francês fique mais bem modelado (de forma firme), você deve reabri-lo – isto é, apertar a massa contra a bancada – e repetir o processo de enrolar (sempre puxando e apertando) até chegar ao formato de pão francês. Em seguida, disponha-os em uma assadeira grande untada com manteiga, cubra-os com o pano de prato e espere pelo menos mais 1 hora, até que eles cresçam bem.

Para finalizar, use uma faca afiada para fazer um corte reto na parte de cima do pão, espirre um pouco de água filtrada na massa e, então, leve para assar no forno preaquecido a 250ºC por 20 minutos. Quando os pães estiverem devidamente dourados, basta desligar o fogo, retirá-los da assadeira e servir com os acompanhamentos (queijos e frios) que preferir. Fica uma delícia!

Veja mais