Alimentação

A receita de marrom-glacê caseiro que promete encantar a família

Para fazer a receita de marrom-glacê caseiro, basta ter batata-doce, açúcar refinado e gelatina incolor
Para fazer a receita de marrom-glacê caseiro, basta ter batata-doce, açúcar refinado e gelatina incolor

Por ser uma sobremesa simples e barata, feita à base de batata-doce e açúcar, o marrom-glacê é um doce típico da culinária brasileira que costuma fazer muito sucesso em diversas regiões do país! A receita é uma inspiração da sobremesa italiana conhecida como "marron-glacé", que é feita com castanha cozida mergulhada em uma calda de açúcar. E para que você possa aprender a fazer o doce brasileiro em casa, nós separamos a melhor receita de marrom-glacê caseiro que, sem dúvidas, vai encantar a sua família! Dá uma olhada:

Como fazer marrom-glacê caseiro?

Você vai precisar de: entre 1,5 a 2 kg de batata-doce roxa, 4 xícaras (chá) de açúcar refinado, 4 envelopes de gelatina incolor sem sabor + a quantidade de água necessária para hidratá-la (descrita na embalagem) e óleo vegetal à escolha para untar.

A primeira coisa que você deve fazer é lavar bem as batatas e descascá-las normalmente. Depois, corte-as ao meio e, posteriormente, em pedaços menores para conseguir cozinhar mais facilmente. Em seguida, encha uma panela grande com água, coloque as batatas e complete com mais um pouco de água até que elas fiquem submersas.

A ideia é que você leve ao fogo alto e cozinhe a batata-doce até que ela fique bem macia para conseguir ser triturada. Depois de 15 a 20 minutos, espete as batatas com um garfo e, se elas estiverem macias, desligue o fogo. Depois, escorra a água e coloque metade da quantidade no processador.

Para deixar o marrom-glacê no ponto certo, separe 5 colheres (sopa) das 4 xícaras de açúcar e despeje o restante no processador. Bata as primeiras batatas com 2 xícaras de açúcar até obter um creme pastoso, depois, despeje a mistura em um recipiente e triture o restante com o que sobrou do açúcar.

O próximo passo é hidratar a gelatina conforme as instruções da embalagem (você pode dissolver em água fria ou levar ao micro-ondas por 20 segundos). Quando o ingrediente estiver hidratado, coloque as 5 colheres de açúcar em uma panela e misture, em fogo baixo, até formar uma calda dourada. Acrescente as batatas, misture novamente até aquecer o creme e finalize adicionando a gelatina.

Por fim, mexa os ingredientes até chegar ao ponto de brigadeiro (que acontece quando o creme de batata com açúcar começa a desgrudar do fundo). Aí, é só desligar o fogo, untar uma forma de silicone com óleo vegetal e acomodar o doce, levando à geladeira por pelo menos 1 hora. Quando o marrom-glacê estiver firme, basta desenformar e aproveitar a iguaria!

Matérias: Alimentação

Ver mais