Alimentação

A receita de chocolate quente sem leite para se aquecer no inverno

Já provou chocolate quente sem leite ou leite condensado? A receita não leva nem 10 minutos para ficar pronta
Já provou chocolate quente sem leite ou leite condensado? A receita não leva nem 10 minutos para ficar pronta

Que tal preparar um chocolate quente sem leite e bem cremoso para se aquecer em um dia frio? Se você não sabia que isso era possível, saiba que há diversas formas de substituir o leite em preparos culinários. Essa é uma boa notícia, principalmente para aqueles que são intolerantes à lactose e buscam alternativas para aproveitar essa bebida quente. Descubra agora a receita de como fazer chocolate quente sem leite, mas com muito sabor e textura para curtir uma noite de filmes sozinho ou com os amigos nesse inverno!

1. Separe os ingredientes antes de mais nada

O preparo do chocolate quente com água quente é bem simples e rápido. Porém, quanto mais você puder agilizar as coisas na cozinha, melhor! Então, separe todos os ingredientes que você vai usar para não se atrapalhar durante a receita. Você vai precisar de 1 copo (250ml) de água mineral, 2 colheres de sopa de achocolatado em pó, 1 colher de sopa de amido de milho e 1 colher de sopa de manteiga.

2. Leve a manteiga e o achocolatado em pó ao fogo

O primeiro passo para garantir essa bebida saborosa é levar a manteiga e o achocolatado em pó ao fogo médio. Deixe a manteiga derreter e, em seguida, adicione o achocolatado. Mexa bem até que a mistura fique homogênea.

Se você preferir uma versão light dessa receita, você pode substituir a manteiga por 1 colher de sopa de açúcar demerara e o achocolatado em pó por 2 colheres de sopa de cacau em pó. O processo é o mesmo: deixe o açúcar derreter e, depois, adicione o cacau.

3. Misture a água com o amido de milho

Enquanto a manteiga e o achocolatado estiverem no fogo, misture a água com o amido de milho em outro recipiente. O ideal é que a água esteja morna ou em temperatura ambiente para que o amido de milho não empelote durante o processo. Use 1 colher rasa do ingrediente para engrossar o creme. Mexa até uniformizar.

4. Adicione a água com amido de milho na panela quando a mistura ferver

Assim que a manteiga e o achocolatado levantarem fervura no fogo, adicione a água e o amido de milho. Misture bem e constantemente para evitar queimar. Lembre-se de usar uma colher de pau ou de silicone para evitar danos na panela e resíduos na comida!

5. Mexa até atingir ponto de brigadeiro

Sabe aquele ponto de brigadeiro, muito cremoso e consistente? Essa é a textura que o seu chocolate quente sem leite deve ter! Você vai saber que chegou à consistência correta quando conseguir ver a mistura desgrudando do fundo da panela. Talvez você precise mexer por um tempo até atingir o ponto certo, mas podemos garantir que vale a pena!

Caso queira adicionar mais consistência e sabor à bebida, você pode derreter um pouco de chocolate em banho-maria e acrescentar na mistura ou simplesmente colocar alguns pedaços da barra no copo.

6. Compartilhe a receita nas redes sociais

Essa receita é de utilidade pública! Mesmo sem leite ou qualquer derivado, como o creme de leite ou leite condensado, você pode preparar uma receita muito gostosa e perfeita para aproveitar o friozinho em casa. Divida o passo a passo com amigos e familiares para que eles possam aproveitar essa maravilha!

Matérias: Alimentação

Ver mais