Economia do lar

A cada quanto tempo troco os itens da casa? Checklist te ajuda a lembrar quando jogar as coisas fora

Para evitar a proliferação de bactérias, troque a esponja de lavar louça toda semana
Para evitar a proliferação de bactérias, troque a esponja de lavar louça toda semana

É muito bom ter a casa sempre organizada, né? Quando a gente abastece a despensa, quase sempre temos um prazo de validade para nos ajudar a ter uma ideia de quando é a hora de jogar fora os alimentos. Mas e quanto aos utensílios da casa? Como saber se jogamos fora aquela esponja de banho, ou um tapete para banheiro? E a geladeira que sua avó mantém há mais de quinze anos, será que ainda vale a pena usá-la? Afinal, panela velha realmente faz comida boa?

Quando falamos de utensílios e eletrodomésticos de uso diário, muitas vezes a gente não sabe o que fazer e fica na dúvida se joga algo fora ou não. Então fica a dica: todos esses objetos também têm validade. Pensando em você, preparamos aquele checklist para te ajudar a perceber o momento certo de jogar algo no lixo e desapegar de vez - acredite, é para o seu próprio bem. Confere aí!

Toda semana

Esponja de louça

Todo mês

Esponja de banho

Panos de chão

A cada três meses

Escova de dentes

De seis em seis meses

Peças dos aquecedores

Vela de filtro de água

A cada ano

Tapete de banheiro

Panos de prato

De dois a três anos

Travesseiros

Toalhas

Capacho

Potes de plástico

Borracha de panela de pressão

A cada cinco anos

Edredom

Roupas de cama

Colchão

Almofadas

Sofá

Talheres

Panelas antiaderentes

A cada dez anos

Ar-condicionado

Máquina de lavar

Geladeira

Lava-louças

Micro-ondas

Fogão

Tapetes

Panelas inox

Segurança em primeiro lugar

Se você não tem o hábito de fazer alguma dessas trocas no período que nós sugerimos, saiba que eles não foram escolhidos por acaso. Na verdade, essas datas são as mais indicadas por especialistas por uma questão não apenas de higiene, mas também de segurança. Escovas de dentes, por exemplo, precisam dessa troca trimestral porque nesse período as suas cerdas já desgastaram, o que leva ao acúmulo de bactérias e, consequentemente, pode fazer você contrair alguma doença.

Já no caso da panela de pressão, quando sua borracha está muito usada ela pode não vedar corretamente, o que também pode provocar acidentes. Sem falar que travesseiros e colchões velhos muitas vezes provocam dores no corpo - e isso ninguém quer, né? Para melhorar o seu bem-estar, siga a nossa lista e troque os utensílios e eletrodomésticos com a frequência necessária. Seu corpo e sua casa agradecem!

Matérias: Economia do lar

Ver mais