Economia do lar

8 produtos de higiene para bebês que devem estar na lista de mercado de toda mãe

Entre os produtos de higiene para bebês mais importantes estão: fraldas descartáveis, hastes flexíveis, sabonete líquido e escova de dentes adequada
Entre os produtos de higiene para bebês mais importantes estão: fraldas descartáveis, hastes flexíveis, sabonete líquido e escova de dentes adequada

Quando se trata dos cuidados com o bebê, não tem como abrir mão dos produtos de higiene, certo? Na hora de montar a mala da maternidade, por exemplo, existem alguns itens que não podem ficar de fora, tais como fraldas, pomadas e lenços umedecidos. Mas se engana quem pensa que eles são necessários apenas nesse momento! Os itens de higiene para bebês devem fazer parte da lista de compras por alguns anos, ok? Para que você não se esqueça de comprar tudo que é essencial para o kit do pequeno, nós fizemos uma lista completa. Dá uma conferida!

1. Fraldas descartáveis

É difícil alguém se esquecer de comprar as famigeradas fraldas descartáveis, né? Elas são itens de higiene básicos para qualquer kit bebê e não podem faltar no seu estoque caseiro! A nossa dica é sempre ficar atento ao tamanho informado na embalagem, que deve ser compatível com o do seu filho. No caso de recém-nascidos, lembre-se de que a troca de fralda deve ser feita com mais frequência (sempre que ela estiver molhada). Assim não tem erro!

2. Algodão

Você sabia que existe algodão próprio para a limpeza de bebês? Eles são mais finos, macios e vêm em formato de quadrado. Você deve usá-los para limpar o bebê (junto com uma água morna) durante a troca de fralda.

Dica: Limpe o bebê sempre de cima para baixo - assim, você não contamina a genitália do neném com as fezes. Use o algodão apenas uma vez e jogue-o fora para garantir uma melhor higiene. 

3. Hastes flexíveis para bebê

Na hora de limpar os ouvidos do bebê, também é necessário tomar certos cuidados. O mais indicado é usar hastes flexíveis apropriadas, que possuem mais algodão e são bem macias. No entanto, lembre-se de que não é indicado introduzir as hastes no ouvido. Você deve usá-las apenas para limpar as dobras e a parte de trás da orelha.

4. Sabonete líquido para bebê

A hora do banho é uma das mais gostosas que tem, né? Mas ela também exige produtos de higiene apropriados! O sabonete líquido para bebê, por exemplo, deve ser neutro (para não agredir a pele do pequeno) e, de preferência, glicerinado. Vale destacar que a versão líquida é sempre mais indicada, pois o sabonete em barra pode acumular bactérias e fungos com o tempo.

5. Shampoo para bebê

Durante os primeiros seis meses, o ideal é usar apenas sabonete líquido para dar banho no bebê. Mas, após esse período, você já pode introduzir o shampoo para bebê, que costuma ser neutro, glicerinado e não causa ardência nos olhos. O ideal é que você comece a usar o shampoo apenas quando for necessário - ou seja, quando o cabelo do bebê realmente estiver maiorzinho.

6. Escova de dentes apropriada para bebê

Geralmente, a escova de dentes passa a ser usada apenas após o primeiro ano do bebê - quando é necessário limpar os dentinhos recém-nascidos. Neste caso, é muito importante comprar uma escova apropriada, com cerdas macias e de cabeça pequena (para não machucar o bebê) com pouco creme dental (também específico para bebê). Durante os primeiros meses, por outro lado, o mais indicado é realizar a limpeza da gengiva do neném usando uma gaze embebida em água filtrada.

7. Lenço umedecido

Nem sempre é possível limpar o bebê com algodão e água morna, né? Quando for montar a bolsa do bebê, não deixe de colocar lenços umedecidos! Eles auxiliam na hora de trocar a fralda e permitem que você limpe a genitália e as dobrinhas do neném com mais facilidade.

8. Hidratante para bebê

Muita gente não sabe, mas existe hidratante específico para bebê, que é hipoalergênico e mais suave que as versões para adulto. O ideal é que você passe o hidratante no neném sempre após o banho e, inclusive, uma boa dica é fazer massagens para deixar o seu filho mais relaxado. Lembre-se apenas de usar o produto adequado, ok? Nunca use hidratante de adulto, por exemplo!

Obs.: Não se esqueça também de itens não descartáveis - como toalha, escova de cabelo e tesourinha de unha - que devem fazer parte do kit de higiene do seu bebê.

Matérias: Economia do lar

Ver mais